Estudo para elaboração do PPRA de uma empresa fabricante de biomateriais para fabricação de próteses dentárias.

Autores

  • Marco Antônio Furtado Augusto Aluno do Programa de Mestrado Profissional em Materiais do Centro Universitário de Volta Redonda/UniFOA
  • Rockfeller Maciel Peçanha Docente do Programa de Mestrado Profissional em Materiais do Centro Universitário de Volta Redonda/UniFOA

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n2%20(Esp.).1155

Palavras-chave:

PPRA, Elaboração, Implantação, Norma Regulamentadora e Riscos Ambientais

Resumo

Este estudo foi realizado em uma empresa fabricante de biomateriais na Região Sul-Fluminense do Estado do Rio de Janeiro com objetivo de elaborar o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA). Os dados para a elaboração do programa foi obtido mediante acompanhamento e avaliação ambiental das atividades dos trabalhadores em seus postos de trabalho, realizados pelo Centro de Tecnologia SENAI-RJ Ambiental, através de seu setor de segurança do trabalho. Uma vez de posse destes dados, serão propostas melhorias em todas as etapas do processo de produção da empresa, visando o bem estar dos trabalhadores. A Elaboração do PPRA foi baseada na identificação, reconhecimento e avaliação dos riscos existentes nos locais de trabalho e no cumprimento das etapas exigido pela Norma Regulamentadora do Ministério do Trabalho e Emprego que regulamenta sua elaboração. Estas etapas visam à adequação de um local de trabalho em um ambiente seguro, que garantam a integridade física dos trabalhadores e vão ser objeto de estudo do PPRA. Na elaboração deste programa devem ser reconhecidas, avaliadas e atendidas todas as etapas que o constituem, não devendo ser omitida nenhuma destas, tornando o PPRA uma ferramenta imprescindível em qualquer ambiente de trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

SHERIQUE, JAQUES. Aprenda como Fazer. 4ª Edição. São Paulo, LTr-Editora Ltda, Abril-2004. 303 p.

SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO. Portaria nº 3214/78 do Ministério do Trabalho NR-9 – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, Editora Atlas, São Paulo, 57ª edição, 2005.

FUNDAÇÃO JORGE DUPRAT FIGUEIREDO DE SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO - FUNDACENTRO - Avaliação da Exposição Ocupacional ao Ruído - NHO 01. (Procedimento Técnico) São Paulo, 2001. 40 p.(Norma de Higiene Ocupacional). Disponível em: HTTP://www.fundacentro. gov.br Acesso em: 22 ago 2012.

FUNDAÇÃO JORGE DUPRAT FIGUEIREDO DE SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO - FUNDACENTRO - Análise Gravimétrica de Aerodispersóides Sólidos Coletados Sobre Filtros e Membrana – NHO 03. (Procedimento Técnico) São Paulo, 2001. 34 p. (Norma de Higiene Ocupacional). Disponível em: HTTP://www.fundacentro.gov.br Acesso em: 15 ago 2012.

SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO. Portaria nº 3214/78 do Ministério do Trabalho NR-15 – Atividades e Operações Insalubres, Editora Atlas, São Paulo, 57ª edição, 2005.

Downloads

Publicado

30-03-2017

Como Citar

AUGUSTO, Marco Antônio Furtado; PEÇANHA, Rockfeller Maciel. Estudo para elaboração do PPRA de uma empresa fabricante de biomateriais para fabricação de próteses dentárias. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 7, n. 2 (Esp.), p. 31–37, 2017. DOI: 10.47385/cadunifoa.v7.n2 (Esp.).1155. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/1155. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Especial Mestrado em Materiais

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)