Ensino de propedêutica médica e reanimação no laboratório de habilidades

Autores

  • B. C. C. Reis UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda
  • A. L. F. Cotia UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda
  • M. M. A. Fonseca UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda
  • B. C. Pançardes UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda
  • R. M. Machado UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda
  • W. L. M. S. da Fonseca UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n1%20Esp.1843

Palavras-chave:

propedêutica, laboratório de habilidades

Resumo

Sendo uma alternativa de apoio pedagógico, o laboratório de habilidades funciona como uma atividade que antecipa as práticas de treinamento de habilidades com o paciente preparando o estudante para o exercício técnico e intelectual de sua futura profissão. Dentre as várias habilidades em que o aluno pode desenvolver estão a simulação que consiste na utilização de bonecos e manequins na prática de várias atividades em que os mesmos encontrarão no dia a dia e a autoconfrontação cruzada que se trata de um método de conhecimento e análise da atividade de trabalho que consiste em associar à pesquisa os próprios alunos, confrontando-os a sequências de imagens em que eles mesmos aparecem trabalhando. Os objetivos do presente trabalho são desenvolver a habilidade da entrevista médica centrada na pessoa através da técnica de autoconfrontação cruzada, desenvolver a habilidade do exame físico do sistema sensório motor através das técnicas de simulação e autoconfrontação cruzada, desenvolver a habilidade do exame cardiovascular, pulmonar e abdominal através da simulação e desenvolver a habilidade da reanimação cardiorrespiratória através da técnica da simulação. A equipe consiste em um docente responsável e sua equipe de propedêutica médica e uma equipe de psicologia além de discentes sendo classificados em voluntário júnior, voluntário sênior 1 e voluntário sênior 2, sendo as atividades realizadas ao longo do curso. Os resultados mostram que nos anos de 2011 e no primeiro semestre de 2012 procedeu-se a utilização da técnica de autoconfrontação cruzada no ensino da propedêutica no modulo V, com a finalidade de desenvolver o conhecimento da mesma na equipe docente e de voluntários acadêmicos. Estes resultados preliminares foram apresentados no encontro da regional da ABEM no Rio de Janeiro, e estão sendo analisados para apresentação no COBEM 2012.

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Publicado

30-10-2012

Como Citar

REIS, B. C. C.; COTIA, A. L. F.; FONSECA, M. M. A.; PANÇARDES, B. C.; MACHADO, R. M.; FONSECA, W. L. M. S. da. Ensino de propedêutica médica e reanimação no laboratório de habilidades. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 7, n. 1 Esp, p. 122, 2012. DOI: 10.47385/cadunifoa.v7.n1 Esp.1843. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/1843. Acesso em: 18 abr. 2024.

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