Estudo do perfil logarítmico da velocidade do vento na região do Pampa gaúcho
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n1%20Esp.2141Palavras-chave:
balão cativo, perfil do vento, parâmetros meteorológicosResumo
A camada limite superficial que se estende desde o solo até aproximadamente 100 m de altura é a camada de maior interesse em micrometeorologia, pois nela o perfil do vento sofre influência das características da superfície e condições de estabilidade da atmosfera e também é nesta camada onde desenvolvemos qualquer atividade humana. A forma do perfil do vento pode ser descrita por uma função logarítmica da altura que relaciona velocidade do vento e altitude. Neste trabalho analisam-se perfis da velocidade do vento no aeroporto da cidade de Candiota no estado do Rio Grande do Sul. Os dados foram coletados em sondagens executadas por meio de um balão cativo lançado na atmosfera, no qual é presa uma sonda que coleta dados meteorológicos como direção, velocidade do vento, umidade, temperatura e pressão em diferentes altitudes. Os lançamentos foram realizados entre os dias 21 de setembro e 02 de outubro do ano de 2007. Para a representação do perfil da velocidade do vento foram escolhidos seis níveis de altura. Alguns parâmetros micrometeorológicos importantes na caracterização dos processos físicos na região como velocidade de atrito ( * u ) e rugosidade aerodinâmica ( 0 z ) foram calculados. Os resultados evidenciaram que o perfil do vento é logarítmico conforme mostra a literatura. A utilização do balão cativo mostrou-se eficiente na representação do perfil do vento. Próximo à superfície a velocidade do vento varia bastante com o tempo. Foram observadas variações dos parâmetros micrometeorológicos que podem estar associadas a condições de maior ou menor estabilidade da atmosfera.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.