O ensino da química abordado através de características turísticas regionais

Autores

  • M. B. C. Silva CEAQ – Colégio Estadual Antonio Quirino, Resende, RJ
  • R. Ravaglia UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda

Palavras-chave:

ensino de química, escola rural, educação de jovens e adultos (EJA)

Resumo

As sugestões dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) para o ensino médio, em seus artigos 1º § 2º da Lei nº 9.394/96 diz: “preparação e orientação básica para a sua integração ao mundo do trabalho, com as competências que garanta seu aprimoramento profissional e permita acompanhar as mudanças que caracterizam a produção no nosso tempo”. Possibilitando assim novas perspectivas para este nível de ensino, distante e muito de uma educação equilibrada que contemple tanto o ensino básico formal aliado as informações do cotidiano. Por volta dos anos 40, com a criação do Parque Nacional de Itatiaia, as regiões contíguas a este experimentaram um importante incremento do turismo na região. Dentre estes pilares, a gastronomia ocupa espaço fundamental neste processo. O trabalho proposto tem como cenário, um colégio estadual rural, turma de 2° ano, ensino médio regular, noturno, em transição de modalidade para ensino de jovens e adultos (EJA), localizado na região sul do médio Paraíba. Cabe salientar que os alunos da escola que desenvolvem algum tipo de atividade de trabalho estão direta ou indiretamente associados a pousadas da região. O tema sugerido foi denominado “Desenvolvimento da quantidade aproximada de calorias, proteínas e cálcio consumido em uma alimentação diária”. Os grupos de trabalho foram distribuídos previamente e receberam tabelas específicas e necessárias para os cálculos. O prazo de execução do trabalho é de dois bimestres A orientação curricular para a 2° série do ensino médio possui convergência integrativa de conteúdos com aquelas propostas pelo trabalho. De forma concomitante aos conteúdos específicos, cabe ao educador de forma generosa enxergar as orientações básicas e correlatas, porém não necessariamente atreladas exclusivamente aos meandros “strictus” de sua disciplina. Para tal, a proposta deste projeto, atualmente em fase de execução, é concebida com intuito maior de proporcionar de forma interativa e integrativa ações complementares convergentes.

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Publicado

14-08-2018

Como Citar

SILVA, M. B. C.; RAVAGLIA, R. O ensino da química abordado através de características turísticas regionais. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 5, n. 1esp, p. 98, 2018. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/2477. Acesso em: 28 mar. 2024.

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