Modelos de deformações limites em chapas metálicas

Autores

  • M. C. Freitas UFF - Escola de Engenharia Industrial Metalúrgica de Volta Redonda UniFOA - Centro Universitário de Volta Redonda
  • L. P. Moreira UniFOA - Centro Universitário de Volta Redonda

Palavras-chave:

modelamento, curva limite de conformação, conformação de chapas

Resumo

O conceito de curva limite de conformação (CLC) introduzido inicialmente por Keeler e Goodwin é um instrumento muito útil tanto para avaliação do comportamento plástico de chapas como para projeto de ferramental e solução de problemas de manufatura por meio de tentativas-e-erros. Contudo, o procedimento experimental de obtenção da CLC para um dado material é demasiadamente longo sendo ainda sujeito a incertezas com respeito ao método de definição dos limites de deformação. Este trabalho apresenta um modelo de previsão da CLC proposto originalmente por Marciniak-Kuczynski onde é assumida a existência de uma imperfeição geométrica inicial na espessura da chapa na forma de uma banda inclinada. O trabalho também apresenta um modelo mesoscópico onde são inseridas imperfeições aleatórias em uma escala mesoscópica na estrutura do esboço metálico. As imperfeições aleatórias têm como objetivo reproduzir a imperfeição geométrica na espessura proposta pelo modelo M-K. Faz-se uma comparação entre os resultados do modelo macroscópico e mesoscópico desenvolvidos neste trabalho, com o objetivo de determinar um tamanho de defeito (imperfeição geométrica) do modelo macroscópico M-K que corresponda às imperfeições na microestrutura do material propostas pelo modelo mesoscópico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

01-11-2018

Como Citar

FREITAS, M. C.; MOREIRA, L. P. Modelos de deformações limites em chapas metálicas. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 4, n. 1esp, p. 55, 2018. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/2583. Acesso em: 28 mar. 2024.

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.