Estudo de tratabilidade em escala piloto de processo de fitorremediação aeróbio-anaeróbio para pós tratamento de esgoto sanitário

Autores

  • A. F. Alvarenga UniFOA - Centro Universitário de Volta Redonda
  • U. C. M. Ferreirar UniFOA - Centro Universitário de Volta Redonda
  • W. de S. L. Castro UniFOA - Centro Universitário de Volta Redonda
  • W. G. de Souza UniFOA - Centro Universitário de Volta Redonda
  • A. de O. Ferraz UniFOA - Centro Universitário de Volta Redonda

Palavras-chave:

Pós-tratamento de esgotos, tratamento com macrófitas, “wetland”

Resumo

O trabalho em questão tem como objetivo geral identificar e avaliar a potencialidade de filtros plantados com macrófitas no pós-tratamento do efluente da estação anaeróbia (RAFA) de tratamento - ETE de Santa Cruz em Volta Redonda, que possui atualmente uma deficiência no tratamento do esgoto doméstico. A base metodológica empregada conduziu um experimento de campo, onde foram construídos e estudados 2 (dois) tipos de Filtros Plantados com Macrófitas (FPM). O primeiro FPM é do tipo aeróbio e plantou-se com Papiro (Cyperus papyrus), uma espécie de macrófita muito utilizada neste tipo de trabalho e com grande eficiência na remoção de matéria orgânica de efluentes sanitários. O segundo FPM é do tipo anaeróbio e plantou-se com outra espécie de macrófita, o Copo de Leite (Zantedeschia aethiopica) possuindo uma exuberância natural. Após um mês de funcionamento dos FPM, para aclimatação das macrófitas, foram realizadas análises do efluente do sistema global, obtendo-se os seguintes resultados: a) Redução de 90% da DBO5; b) Redução de 74% do NKT; c) Melhoria significativa no aspecto físicoquímico, com redução de 91% e 94% da cor e turbidez respectivamente e; e) Redução de 99% Coliforme Fecal. Os dados levantados em planta piloto quanto aos FPM, no tratamento de efluente do RAFA, indicaram que a sua eficiência mostrou-se satisfatória, notando-se uma melhor eficiência do filtro aeróbio em relação ao filtro anaeróbio, e a melhor adaptação do Papiro ao meio em relação ao Copo de Leite.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

04-02-2019

Como Citar

ALVARENGA, A. F.; FERREIRAR, U. C. M.; CASTRO, W. de S. L.; SOUZA, W. G. de; FERRAZ, A. de O. Estudo de tratabilidade em escala piloto de processo de fitorremediação aeróbio-anaeróbio para pós tratamento de esgoto sanitário. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 3, n. 1 esp, p. 47, 2019. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/2773. Acesso em: 25 abr. 2024.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.