Proteomas

Dagoberto Martins de Oliveira, Daniel Alves Ferreira Júnior, Eduardo Guimarães do Prado, Marcela Ventura Soares, Maria Lívia Salles Tavares Faria

Resumo


Proteoma é o conjunto de proteínas que formam, e que interferem em todos os processos vitais de uma determinada espécie viva. O estudo deste sistema tornou-se relevante para o conhecimento da vida e domínio da ciência, após a definição e conhecimento dos genomas, cuja leitura e interpretação, esclareceu que as propriedades do organismo não são definidas exclusivamente pelo DNA, mas principalmente pelas proteínas. Seu domínio contribuirá de forma relevante para o tratamento, a cura, e prevenção de doenças congênitas e adquiridas que acometem a humanidade, bem como contribuir ao desenvolvimento de muitas outras áreas como a alimentícia e a farmacêutica.


Palavras-chave


Proteoma; proteínas; aminoácidos

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Biologia Molecular – Genoma e proteoma. EMBRAPA – Agrobiologia. Brasília, 2007. Disponível em:

ESCOBAR, H.; MIRANDA, L. Depois do genoma, a corrida pelo proteoma – identificação de proteínas assume papel fundamental para compreensão do genoma. O Estado de São Paulo. São Paulo, 13.fev.01.

GARCIA,E.S. Genômica e Proteômica – fatos e ficção. Jornal da Ciência. Edição impressa de 17/03/2004. Disponível em:

LANÇAS, F.M. e cols. A Química Analítica do Proteoma. USP- Instituto Química de São Carlos. Revista Analytica Agosto- Setembro nº6. São Paulo, 2003.

SOUZA, M.V. e cols. Análise de Proteomas: o despertar da era pós-genômica – Revista Biotecnologia, Ciência e Desenvolvimento. Brasília, 2007. Disponível em:


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista Praxis

Campus Três Poços - Av. Paulo Erlei A. Abrantes, 1325 - Três Poços
Prédio 3 - Sala 2 (Casarão)
Volta Redonda - RJ - CEP: 27240-560
Tel.: (24) 3340-8400 – Ramal: 8350

Indexado em: