Software COLETASELETIVA: Um sistema computacional educativo para conscientização da importância da coleta seletiva

Autores

  • Carlos Vitor de Alencar Carvalho Professor do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação Matemática e do Curso de Sistemas de Informação e Matemática da Universidade Severino Sombra (Vassouras – Rio de Janeiro – Brasil) professor do Curso de Sistemas de Informação e Engenharias – Centro Universitário de Volta Redonda
  • Janaína Veiga Carvalho Professora do Programa de Pós-Graduação – Mestrado Profissional em Educação Matemática e do Curso de Sistemas de Informação e Matemática da Universidade Severino Sombra (Vassouras – Rio de Janeiro – Brasil)
  • William Costa Rodrigues Professor da Universidade Severino Sombra, Curso de Engenharia Ambiental

DOI:

https://doi.org/10.47385/praxis.v1.n2.1122

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Software Educacional.

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar o COLETASELETIVA – software educativo para conscientização da importância da coleta seletiva. Trata-se de um software composto de dois módulos: um com informações técnicas sobre coleta seletiva mostrando sua importância na educação ambiental e para o meio ambiente e com informações sobre tipos de materiais recicláveis; e outro com um jogo educativo interativo onde é possível colocar movimentar diversos tipos de lixos recicláveis para as respectivas lixeiras, verificando se cada um foi colocado na lixeira corretamente. Em um experimento inicial o software foi utilizado por alunos do ensino fundamental e médio possibilitando algumas reflexões iniciais do produto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AYRES, D. Software educativo: uma reflexão sobre a avaliação e utilização no ambiente escolar. Disponível online em http://edutec.net/. Acessado em maio 2007.

BIZZOTTO, C. E. N. . Director 6: Multimídia e Internet. 1. ed. Florianópolis: Visual Books, 1998. v. 1. 196 p.

LITWIN, E. Educação à Distância. Temas para o debate de uma nova agenda educativa. Poro Alegre: Artmed, 2001, 110 p.

MENDES, J. L. de S.; CARVALHO, C. V. A.; CARVALHO, J. V. CONSTRUFIG3D: Uma Ferramenta Computacional para apoio ao ensino da Geometria Plana e Espacial. RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 5, n 1, p. 1/10-10, 2007. Disponível em http:// www.cinted.ufrgs.br/renote/jul2007/index.html. Acessado em maio de 2009.

NEMETZ, F. HMT: Modelagem e Projeto de Aplicações Hipermídia, 2001, 126p.. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - CPGCC: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

PORTO, I. da P. G.; CARVALHO, C. V. A.; OLIVEIRA, R. O jogo Computacional TANGRAM: um objeto de Aprendizagem sobre Geometria. In IV Colóquio de História e Tecnologia no ensino da Matemática - HTEM, Trabalho completo, UFRJ, 2008, 8p.

RODRIGUES, G.S.S.C; COLESANTI, M.T.M. Educação ambiental e as novas tecnologias de informação e comunicação. Sociedade & Natureza, v. 20, n. 1, 2008.

SANTOS, S. C.; CARVALHO, J. V.; CARVALHO, C. V. A. Utilização e Avaliação do sistema computacional CONSTRUFIG3D para apoio ao ensino da geometria.

RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 6, número 1, p 1-9, 2008. Disponível em http://www.cinted.ufrgs.br/renote/jul2008/index.html. Acessado em maio de 2009.

SEMA - Secretaria de Estado do Meio Ambiente (2001). Guia Pedagógico do Lixo. 2 ed. São Paulo.

VALENTE, J. A. Análise dos diferentes tipos de softwares usados na Educação. Em J.A. Valente (Org.), O Computador na Sociedade do Conhecimento (pp. 71-84). Campinas, SP: UNICAMP, 1999.

Downloads

Publicado

28-03-2017

Edição

Seção

Artigos