Atravessamentos na pandemia: relatos maternos sobre moradia, escola e pesquisa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47385/praxis.v12.n1sup.3453

Palavras-chave:

Mulher, Ciência, Carreira acadêmica, Experiência de vida, Política de ensino remoto, Covid-19.

Resumo

O relato apresentado problematiza o cotidiano de duas mulheres, articulado pelos pares mulher-pesquisadora, mulher-docente, mulher-mãe, no período do isolamento social, causado pela pandemia da coronavírus (Covid-19), como efeito da política de ensino remoto, conforme estabelecido pela rede estadual de educação do Rio de Janeiro. Analisamos que o contexto pandêmico de suspensão das atividades escolares presenciais potencializa o par que articula a relação mulher-mãe e mulher-docente sem, contudo, significar um afrouxamento do par mulher-pesquisadora, quando o campo de estudos em políticas públicas educacionais anuncia sua efervescência, nas disputas entre os sujeitos que circulam no executivo e no legislativo do RJ. No contexto do ensino remoto, insistimos que o planejamento para a oferta deste configura saídas que potencializam o uso das tecnologias no atendimento das demandas das famílias da rede pública público e clientela da escola pública e privada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bethania Bittencourt, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutoranda em Educação - UFRJ

Mestra em Educação - UFRJ

Orientadora Pedagógica na Rede Municipal de Educação de Queiamdos (RJ)

Marcela Moraes de Castro, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Pedagoga, Técnica em Assuntos Educacionais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) - Brasil

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na linha Currículo e Linguagem da Faculdade de Educação da UFRJ - Brasil

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na linha Políticas e Instituições Educacionais da Faculdade de Educação da UFRJ - Brasil

Bolsista CAPES-Print pelo Programa de Doutoramento em Ciências da Educação na especialidade de Sociologia da Educação e Política Educativa do Instituto de Educação da Universidade do Minho (UMinho) - Portugal

 

Referências

AMARAL, Daniela Patti. Gestão democrática: questões sobre a gestão escolar em escolas públicas no Brasil e em Portugal. Rev. Trabalho, Política e Sociedade, Rio de Janeiro, v.1, p.77-94, jul./dez. 2016.

AMARAL, Daniela Patti; CASTRO, Marcela Moraes. Juventude e participação: o PEE/RJ como efei-to da prática da política democrática. TEXTURA-Revista de Educação e Letras, v. 21, n. 47, 2019.

CASTRO, Marcela Moraes de. Sentidos de conhecimento escolar no jogo de linguagem nas polí-ticas oficiais de currículo. 2012. 136 f. 2012. Tese de Doutorado. Dissertação (Mestrado em Educa-ção) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

CASTRO, Marcela Moraes; AMARAL, Daniela Patti. Estudantes em cena: a ocupação como estraté-gia política pela gestão democrática no Rio de Janeiro. e-Mosaicos, Rio de Janeiro, v. 8, n. 17, p. 3-18, jan./abr. 2019.

GABRIEL, Carmen Teresa; DE CASTRO, Marcela Moraes. Conhecimento escolar: objeto incontor-nável da agenda política educacional contemporânea. Revista Educação em Questão, v. 45, n. 31, 2013.

RIO DE JANEIRO (Estado). Decreto nº 46.970/2020. Dispõe sobre as medidas de enfrentamento da propagação do Novo Coronavírus (Covid-19), em decorrência da situação de emergência em saúde, e dá outras providências. Disponível em: http://www.ioerj.com.br/portal/modules/conteudoonline/mostra_edicao.php?session=VGtSbk5VOVVaelZOZWxWMFVtdFJORTVwTURCTlJGcEVURlZKTWsxRWEzUlNS-VVV5VFdwVmQwMXFRWHBOUkdNeVRWUlZORTVFUlhwTmVsVXdUa0U5UFE9PQ. Acesso em: 30 abr. 2020.

LIMA, Licínio Carlos. A gestão democrática das escolas: do autogoverno à ascensão de uma pós-democracia gestionária? Educação & Sociedade, Campinas, v. 35, n. 129, p. 1067- 83, out./dez. 2014.

LIMA, Licínio Carlos. Quando me falam em escola neutra, eu fico arrepiado, porque ela é mais ideológica do que a outra. Guilherme Santos, 21, Rio Grande do Sul, abr. 2017.

LIMA, Licínio Carlos. Por que é tão difícil democratizar a gestão da escola pública? Educar em Revis-ta, Curitiba, v. 34, n. 68, p. 15-28, mar./abr. 2018.

LIMA, Licínio Carlos; SÁ, Virgínio; SILVA, Guilherme Rego. O que é a democracia na “gestão de-mocrática das escolas”? In: Licínio Carlos Lima; Virgínio Sá (orgs.). O governo das escolas: demo-cracia, controlo e performatividade. Braga, Edições Húmus, p. 213 - 258, 2017.

MOUFFE, Chantal. Sobre o político. São Paulo, SP: Martins Fontes, 2015.

MUGNOL, Marcio. A educação a distância no Brasil: conceitos e fundamentos. Revista Diálogo Educacional, v. 9, n. 27, p. 335-349, 2009.

OLIVEIRA, Romualdo Portela de. A transformação da educação em mercadoria no Brasil. Educ. Soc., Campinas, vol. 30, n. 108, p. 739-760, out. 2009.

RIO DE JANEIRO (Estado). Circular Interna nº 26, Secretaria de Estado de Educação (SEEDUC) e Subsecretaria de Gestão da Rede de Ensino (SUGEN). Divulgação de Plano de Ação Pedagógica. WhatsApp: [PPGE Grupo Pesquisa]. 25 mar. 2020. 15:30. mensagem de WhatsApp.

SILVA, Fabiane Ferreira; RIBEIRO, Paula Regina Costa. Trajetórias de mulheres na ciência: “ser cientista” e “ser mulher”. Ciênc. Educ., Bauru, v. 20, n. 2, p. 449-466, 2014.

Downloads

Publicado

21-12-2020