VIVÊNCIA DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS EM TEMPOS DE PANDEMIA DO COVID-19

Renata Martins da Silva Pereira, Flávia de Souza Selvati, Karina de Souza Ramos, Lohany Gomes Ferreira Teixeira, Mariana Vieira da Conceição

Resumo


Este estudo tem como objetivo levantar e discutir as facilidades e dificuldades apontadas por estudantes de um Centro Universitário frente as mudanças do modo de ensino aprendizagem em sua formação acadêmica, durante o isolamento social proposto pela pandemia de COVID-19. Trata-se de um estudo descritivo, quanti-qualitativo desenvolvido com 159 estudantes da área de saúde. 52% dos estudantes somente estudam e 88% possuem computador em casa. Os pontos positivos em relação ao ensino remoto foram flexibilidade de horário para estudar (66%), seguida da autonomia no processo de aprendizado (34,6%) e informatização das atividades (30%). O ponto negativo mais apontado pelos estudantes foi excesso de atividades acadêmicas (71%). Os demais pontos negativos foram as interferências externas (55,3%); conexão à internet (48,4%); ter de atender aos prazos de entrega das atividades (42,7%); difícil adaptação às tecnologias (16,9%); ambiente inadequado para os estudos (28,9%); e outros foi considerado por (11,3%) participantes. Conclui-se que os estudantes passaram pelo período de adaptação às aulas remotas tendo diferentes experiências e que puderam apontar tantos pontos positivos, como negativos deste novo processo. Torna-se necessário investir em estratégias para minimizar os pontos negativos modificáveis, e propiciar experiências assertivas para os estudantes em formação.


Palavras-chave


Ensino superior; Tecnologia educacional; Educação em enfermagem; COVID-19.

Texto completo:

PDF

Referências


BARBOSA, A.M.; VIEGAS, M.A.S.; BATISTA, R.L.N.F.F. Aulas presenciais em tempos de pandemia: relatos de experiências de professores do nível superior sobre as aulas remotas. Rev.Augustus. Jul/Out; v.25, n. 51, p.255-280, 2020. Disponível em: https://revistas.unisuam.edu.br/index.php/revistaaugustus/article/view/565 Acesso em: 02 jul 2020.

BRASILa. Ministério da Saúde. Secretária de Vigilância em Saúde. Boletim epidemiológico n. 5. Doença pelo Coronavirus 2019. Brasília: Ministério da Saúde, 2020. Disponível em: https://www.saude.gov.br/images/pdf/2020/marco/24/03--ERRATA---Boletim-Epidemiologico-05.pdf Acesso em: 02 jul 2020.

BRASILb. Decreto Legislativo nº 6, de 2020 Reconhece, para os fins do art. 65 da Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000, a ocorrência do estado de calamidade pública, nos termos da solicitação do Presidente da República. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/portaria/DLG6-2020.htm. Acesso em 05 jun 2020.

BRASILc. Ministério da Educação. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Disponível em: http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376. Acesso em: 07 jul 2020.

CAVALCANTI, R.L.S. Uma experiência pioneira em ensino de ciências da saúde via internet na Marinha do Brasil. Revista Práxis. V.9, n.17, 2017. Disponível em: http://revistas.unifoa.edu.br/index.php/praxis/article/view/707/1178

COFEN. Conselho Federal de Enfermagem. MPF recomenda suspensão de novos cursos EaD em Saúde. COFEN. 2019. Disponível em: http://www.cofen.gov.br/mpf-recomenda-suspensao-de-novos-cursos-ead-em-saude_74410.html. Acesso em: 02 jul 2020.

CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE. Resolução nº 048, de 01 de Julho de 2020. Recomenda ao Ministério da Educação, que observe o Parecer Técnico nº 162/2020, no que diz respeito a estágios e práticas na área da saúde durante a pandemia de Covid-19. Conselho Nacional de Saúde. 2020. Disponível em: http://conselho.saude.gov.br/recomendacoes-cns/1250-recomendacao-n-048-de-01-de-julho-de-2020 Acesso em: 07 jul 2020

COSTA, R. et al. Ensino de enfermagem em tempos de Covid-19: como se reinventar nesse contexto? Texto contexto - enferm. Jul, v.29, 2020. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072020000100102&lng=en&nrm=iso. Acesso em 08 jul 2020.

FERNANDES, W.S. et al. Educação a distância: principais aspectos positivos e negativos. Rev. Bra. Edu. Saúde. out-dez, v. 8, n. 4, p. 41-47, 2018. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/6095. Acesso em: 09 jul 2020.

LUNA, A.A. et al. Qualidade de vida dos estudantes universitários. 8º Seminário de Iniciação Científica. Ago, 2017. Disponível em: https://repositorio.pgsskroton.com/bitstream/123456789/4537/1/QUALIDADE%20DE%20VIDA%20DOS%20ESTUDANTES%20UNIVERSITÁRIOS%20-%20UPAR.pdf.

LUZEIRO, C; SANINO, G.E.C; AMARAL, J.G. Percepção dos alunos do curso de graduação em enfermagem na modalidade presencial sobre as disciplinas cursadas online. 2014. Disponível em: http://www.abed.org.br/hotsite/20-ciaed/pt/anais/pdf/79.pdf. Acesso em: 09 de jul 2020.

NETO, J.M.F.A. Sobre ensino, aprendizagem e a sociedade da tecnologia: por que se refletir em tempo de pandemia?. Prospectus, v. 2, n. 1, p. 28-38, 2020. Disponível em: https://prospectus.fatecitapira.edu.br/index.php/pgt/article/view/32. Acesso em: 09 de jul 2020.

SANTOS. B.S. A cruel pedagogia do vírus. Coimbra: Almedina, 2020. Acesso em 07 jul 2020.

SANTOS JUNIOR, V.B.S; MONTEIRO, J.C.S. Educação e Covid-19: As tecnologias digitais mediando a aprendizagem em tempos de pandemia. Revista Encantar. jan/dez; v.2, p.01-15, 2020. Disponível em: http://www.revistas.uneb.br/index.php/encantar/article/view/8583. Acesso em: 09 de jul 2020

SILVA, M. A.L. et al. A avaliação do ensino semipresencial sob à ótica do acadêmico de enfermagem. Revista Eletrônica Acervo Saúde, n. 47, p. 3080-3080, 2020. Disponível em: https://acervomais.com.br/index.php/saude/article/view/3080. Acesso em: 09 jul 2020.

SILVA, L.C. et al. Percepções de estudantes de enfermagem sobre a educação a distância. Cienc. enferm. vol.22, n.2. 2016. Disponível em: https://scielo.conicyt.cl/pdf/cienf/v22n2/art_10.pdf Acesso em: 08 jul 2020.

TORRES, A.C.M; ALVES, L.R.G; DA COSTA, A.C.N. Educação e Saúde: reflexões sobre o contexto universitário em tempos de COVID-19. Disponível em: https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/640. Acesso em: 09 jul 2020.

VERCELLI, L.C.A. Aulas remotas em tempos de Covid-19: a percepção de discentes de um programa de mestrado profissional em educação. Revista @mbiente educação. Mai/Ago; v. 13, n. 2, p. 47-60, 2020. Disponível em: http://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/932. Acesso em: 07 jul 2020.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista Praxis

Campus Três Poços - Av. Paulo Erlei A. Abrantes, 1325 - Três Poços
Prédio 3 - Sala 2 (Casarão)
Volta Redonda - RJ - CEP: 27240-560
Tel.: (24) 3340-8400 – Ramal: 8350

Indexado em: