Desafios do ensinar e do aprender no ensino remoto: o Curso de Pedagogia, do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), em foco

Sheyla Maria Fontenele Macedo, Maria da Paz Cavalcante

Resumo


O artigo científico intitulado “Desafios do ensinar e do aprender no ensino remoto: o Curso de Pedagogia, do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), em foco” diz respeito a uma pesquisa qualitativa, baseada na metodologia da narrativa, assente no relato de experiência. Sua motivação surgiu a partir do cenário de pandemia que movimentou, de forma súbita e inesperada, professores/as e alunos/as a realizarem o ensino no formato intitulado “remoto. Objetiva-se com este trabalho conhecer de que forma professores/as e alunos/as superaram os desafios na esfera do ensinar e do aprender, diante do quadro social de exceção impingido pela epidemia Corona Vírus-19. Como marcos teóricos fundamentais se destacam, especialmente, as pesquisas de (retirada por sigilo) e Nóvoa (2017) propiciando um colóquio com autores renomados, tais como Morin (2003) e Freire (1996), dentre outros. A temática é pertinente à esfera da “Formação docente”. Está estruturada em dois momentos. No primeiro versa sobre as relações entre o ensinar, o aprender e a formação em contextos pedagógicos excepcionais. No segundo, é apresentado o relato de experiência, em que as discussões remetem à conclusão de que a formação profissional docente necessita ser reestruturada a fim de contemplar situações educativas para estados incomuns e de emergência. O estudo agrega valores e reflexões quanto a capacidade humana de superação, diante de experiências sociais e educativas de natureza adversa.


Palavras-chave


Ensinar. Aprender. Ensino remoto. Pedagogia. PARFOR

Texto completo:

PDF

Referências


ANASTASIOU, Léa da Graças Camargo. Metodologia do ensino superior: da prática docente a uma possível teoria pedagógica. Curitiba: IBPEX, 1998.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 11. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

NÓVOA, António. Firmar a posição como professor, firmar a profissão docente. Cadernos de Pesquisa, v.47, n.166, p.1106-1133, out./dez, 2017. Disponível em:

https://www.scielo.br/pdf/cp/v47n166/1980-5314-cp-47-166-1106.pdf Acesso em: 29 jul. 2020.

(retirada por sigilo de autoria)

MOREIRA, Antonio Flavio Barbosa. A formação de professores e o aluno das camadas populares: subsídios para debate. In: ALVES, Nilda (org.). Formação de professores: pensar e fazer. 11. ed. São Paulo: Cortez, 2011. p. 39-57.

MORIN, Edgar. Educar na Era Planetária: o Pensamento Complexo Como Método de Aprendizagem no Erro e na Incerteza Humana. Tradução de Sandra Trabucco

Valenzuela. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: Unesco, 2003.

PECOTCHE, Carlos Bernardo González. Logosofia, Ciência e Método. 11.ed. São Paulo: Logosófica, 1983.

LYOTARD, Jean Françoise. A condição pós-moderna. 8. ed. Tradução de Ricardo Corrêa Barbosa. Rio de Janeiro: José Olympio, 2004.

LYOTARD, Jean Françoise. O Pós-moderno explicado às crianças. Tradução de Tereza Coelho. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1987.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista Praxis

Campus Três Poços - Av. Paulo Erlei A. Abrantes, 1325 - Três Poços
Prédio 3 - Sala 2 (Casarão)
Volta Redonda - RJ - CEP: 27240-560
Tel.: (24) 3340-8400 – Ramal: 8350

Indexado em: