Análise do rendimento escolar de turmas do 9º ano no simulado de Matemática da Prova Brasil: um estudo exploratório na rede pública municipal de Duque de Caxias/RJ

Autores

  • Luiz Carlos Marinho da Silva SEEDUC/RJ
  • Eline das Flores Victer Universidade do Grande Rio
  • Cristina Novikoff Universidade do Grande Rio / Centro Universitário de Volta Redonda

DOI:

https://doi.org/10.25119/praxis-3-6-560

Resumo

Esse artigo refere-se a uma pesquisa realizada em 2009 junto a duzentos e cinquenta e sete alunos distribuídos emoito turmas de 9º ano, matriculados em seis escolas da rede Pública Municipal de Duque de Caxias/RJ. A pesquisa deabordagem mista (NOVIKOFF, 2010) apropriou-se de um Simulado de Matemática da Prova Brasil disponibilizadopelo INEP/MEC, com o intuito de identificar, quantificar, analisar e, de maneira interpretativa, discutir os resultadosapresentados pelos alunos de 9º ano do ensino fundamental nessa avaliação, em especial os erros. O objetivogeral da pesquisa consistiu na análise quantitativa e qualitativa dos erros cometidos pelos alunos nessa simulação deuma avaliação com ampla divulgação nacional. Neste trabalho, foram adotadas as dimensões Novikoff (2010) comocaminho teórico - metodológico do pensar - fazer pesquisa científica. A análise dos resultados obtidos foi estruturadaa partir dos quatro temas presentes na Matriz de Referência de Matemática para o 9º ano do Ensino Fundamental.Observou-se o baixo desempenho dos estudantes no Tema I (Espaço e Forma) e Tema II (Grandezas e Medidas), oque nos mostrou claramente a dificuldade dos alunos com questões relativas à geometria, evidenciando a ausênciade visão espacial, do domínio de conceitos e propriedades geométricas elementares. Partindo desses dados, nos foipossível ampliar a discussão teórico-epistemológica sobre a educação matemática e, indicar estratégias de ensino queauxiliem professores de Matemática no desenvolvimento de suas reflexões sobre o cotidiano em sala de aula.

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Publicado

10-02-2013

Edição

Seção

Artigos