Modelagem matemática: um recurso pedagógico para o ensino de matemática

Rúbia Juliana Gomes Fernandes, Guataçara dos Santos Júnior

Resumo


O presente estudo tem como objetivo apresentar a modelagem matemática sob a ótica da educação
matemática enquanto estratégia no processo de ensino e aprendizagem visando favorecer a aquisição dos
conhecimentos matemáticos em situações problemas reais. A investigação foi realizada com alunos do 7º
ano do ensino fundamental numa escola da Rede Municipal de Curitiba. A intervenção realizada pela
pesquisadora feita em sala de aula baseou-se na exploração da modelagem matemática como mola propulsora
na resolução de problemas reais do cotidiano dos alunos vislumbrando contribuir para a constituição
de um cidadão reflexivo, crítico e questionador, analítico, competente e com habilidades para intervir
criticamente na sua realidade. Nesse aspecto, a metodologia utilizada será a pesquisa ação e a fundamentação
teórica pauta-se, na educação matemática Crítica. Desse modo, pondera-se que o objetivo delineado
inicialmente foi alcançado ao longo do processo pedagógico.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.25119/praxis-4-8-571

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista Praxis

Campus Três Poços - Av. Paulo Erlei A. Abrantes, 1325 - Três Poços
Prédio 3 - Sala 2 (Casarão)
Volta Redonda - RJ - CEP: 27240-560
Tel.: (24) 3340-8400 – Ramal: 8350

Indexado em: