AS INFLUÊNCIAS DE VYGOTSKY E LURIA À NEUROCIÊNCIA CONTEMPORÂNEA E À COMPREENSÃO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM

Autores

  • Lijamar de Souza Bastos Programa de Mestrado em Ensino em Ciências da Saude e Meio Ambiente - Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA
  • MARCELO PARAISO ALVES Programa de Mestrado em Ensino em Ciências da Saude e Meio Ambiente - Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA/Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.25119/praxis-5-10-580

Resumo

O presente artigo apresenta alguns estudos bibliográficos referentes à neurociência cognitiva e seus correlatos com a aprendizagem, linguagem, desenvolvimento, maturação e funções mentais superiores. Algumas teorias foram abordadas para o conhecimento e reflexão das especificidades funcionais dos processos mentais superiores do cérebro, assim como alguns aspectos históricos da neurociência cognitiva revelando as descobertas e avanços tecnológicos nesta área. Neste sentido, podemos perceber as valiosas contribuições dos neuropsicólogos Vygotsky e Luria em relação às pesquisas sobre a dicotomia aprendizagem/desenvolvimento inerentes à consciência humana. Mais do que a correlação neuroanatomia e neurofisiologia, ou seja, a localização e função, sofremos influências de estímulos do mundo exterior e das relações sociais, implicando no aprendizado e desenvolvimento da cognição ao longo da nossa história de vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lijamar de Souza Bastos, Programa de Mestrado em Ensino em Ciências da Saude e Meio Ambiente - Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA

Fonoaudióloga, especialista em Sociopsicomotricidade, especialista em Fonoaudiologia Hospitalar, mestranda em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente.

MARCELO PARAISO ALVES, Programa de Mestrado em Ensino em Ciências da Saude e Meio Ambiente - Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA/Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Doutor em Educação pela UFF e Pós Doutorado em Educação pela UERJ. Professor do Programa de Mestrado em Ensino em Ciências da Saude e Meio Ambiente - Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA/Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Referências

Capovilla, A.G.S.; Capovilla, F.C. Alfabetização: Método Fônico. 4ª ed. São Paulo: Memnon, 2007.
Capovilla, A.G.S.; Capovilla, F.C. Problemas de Leitura e Escrita- 4ª ed.- São Paulo: Memnon,2004.
Cervo, A.L.; Bervian, P.A. Metodologia Científica – 5ª ed.- São Paulo: Prentice Hall, 2002.
Felten, D.L.; Józefowicz, R.F. Atlas de Neurociência Humana de Netter. Porto Alegre: Artmed, 2005.
Ferreira, V.J.A. Dislexia e Outros Distúrbios da Leitura –Escrita in Zorzi, J; Capellini, S. 2ª edição. São José dos Campos: Pulso, 2009.
Gomes, M.Z. Dislexia e Outros Distúrbios da Leitura –Escrita in Zorzi, J; Capellini, S. 2ª edição. São José dos Campos: Pulso, 2009.
Kagan, A.; Saling, M.M. Uma Introdução à Afasiologia de Luria – Teoria e Aplicação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
Luria, A.R. A Construção da Mente. São Paulo: Ícone, 1992.
Luria, A.R. Desenvolvimento Cognitivo- 6ª edição- São Paulo: Ícone, 2010.
Luria, A.R. Linguagem, Desenvolvimento e Aprendizagem in Vigotskii, L.S.; Luria, A.R.; Leontiev, A.N.-10ª edição. São Paulo: Ícone, 2006.
Luria,A.R. Pensamento e Linguagem- as últimas conferências de Luria. Porto Alegre: Artes Médicas, 1986.

Marx, K. O Capital – São Paulo: Nova Cultural Ltda, 1996.
Moreira, M.A.Teorias de Aprendizagem- 2ª ed. São Paulo: EPU, 2011.
Munhoz, M.S.L. et al. Audiologia Clínica.São Paulo: Atheneu, 2000.
Neto, J.C. et al. Linguagem, Desenvolvimento e Aprendizagem in Vigotskii, L.S.; Luria, A.R.; Leontiev, A.N.-10ª edição. São Paulo: Ícone, 2006.
Neves, R.A.; Damiani, M.F. Vygotsky e as teorias da aprendizagem. UNIrevista- Vol.1, nº 2, p. 1-10, RS: UNISINOS, 2006.
Oliveira, M.K. Ciclos de Vida: algumas questões sobre a psicologia do adulto. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.30, n.2, p.211-229, 2004.
Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômicos. Compreendendo o Cérebro- Rumo a uma nova ciência do aprendizado. São Paulo: SENAC, 2003.
Pereira Jr. Questões Epistemológicas das Neurociências Cognitivas.Trab.educ.saúde (On line) vol.8 no.3 Rio de Janeiro, Nov. 2010.
Purves, D.; Augustine, G.J. Neurociências- 2ª edição. Porto Alegre: Artmed, 2005.
Revista Sinpro Rio- Lidando com os Problemas na Aprendizagem e no Comportamento- Rio de Janeiro, 2010- ISSN: 1982-3843.
Romanelli, N. A Questão Metodológica na Produção Vigotskiana e a Dialética Marxista- Psicologia em Estudo. Maringá, v.16, nº2, p. 199-208, 2011.
Severino, A.J. Metodologia do Trabalho Científico- 23ª ed.São Paulo: Cortez, 2007.
Sirgado, A.P. O Social e o Cultural na Obra de Vigotski- Educação e Sociedade, ano XXI, nº 71, p. 45-78, 2000.
Vasconcelos, M.S. Desenvolvimento Cognitivo e a Aprendizagem Escolar, in Wajnstejn, A. et al. Paraná: Melo, 2010.
Vigotskii, L.S.; Luria, A.R.; Leontiev, A.N. Linguagem, Desenvolvimento e Aprendizagem- 10ª edição. São Paulo: Ícone, 2006.
Wajnsztejn, A.; Said, C.B. Desenvolvimento Cognitivo e a Aprendizagem Escolar. Paraná: Melo, 2010
Wajnsztejn, A.C.; Wajnsztejn, R. Dificuldades Escolares: Um Desafio Superável- 2ª ed.- São Paulo: Artemis, 2009.
.

Downloads

Publicado

13-12-2013

Edição

Seção

Artigos