As Formas de Valoração e Afrontamento na Formação de Professores (inicial) dos estudantes dos cursos de Educação Física

Autores

  • Felipe Silva Triani Universidade do Grande Rio - UNIGRANRIO
  • Cristina Novikoff UNIGRANRIO UniFOA

DOI:

https://doi.org/10.25119/praxis-6-11-612

Resumo

A pesquisa versa sobre as representações sociais acerca da formação inicial para estudantes do curso de Educação Física da Universidade do Grande Rio - UNIGRANRIO. Ancora-se no projeto denominado “As representações sociais sobre formação de professores (inicial) para os professores dos cursos de pedagogia e de licenciaturas”, desenvolvido no Laboratório de Estudos e Pesquisas em Representações Sociais na/para Formação de Professores – LAGERES. O Objetivo é discutir as formas de enfrentamento que os estudantes estão adotando no seu agir e no pensar a formação de professores (inicial) diante das situações problema na graduação. O método de trabalho foi de natureza quanti-qualitativo, com abordagem mista. Neste artigo, apresenta-se a análise do Inventário de Valoração e Afrontamento – IVA (NOVIKOFF, 2006). Os resultados demonstraram que os discentes frente às situações-problema têm valoração como “ameaça” e “desafio”. Nas estratégias de afrontamento, são centradas na “situação” para o grupo “Afetivo” e na “emoção” para o grupo “Apoio da Instituição de Ensino Superior”. Já a conduta motora é centrada na “situação” e “emoção” para os dois grupos. E o método de afrontamento é levemente evitativo e também passivo. A conclusão que o estudo obteve, é de que os estudantes estão lhe dando com as práticas acadêmicas de forma evitativa, com tendência maior à passividade.

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Biografia do Autor

Felipe Silva Triani, Universidade do Grande Rio - UNIGRANRIO

Escola de Ciências da Saúde

Educação Física

Cristina Novikoff, UNIGRANRIO UniFOA

Ciências Humanas; Ciências da Saúde

Educação; Educação Física

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Publicado

30-06-2014

Edição

Seção

Artigos