TEXTOS TECNOLÓGICOS NO ENSINO MÉDIO DE FÍSICA

Autores

  • José Cláudio Santiago Universidade Americana

DOI:

https://doi.org/10.25119/praxis-5-10-616

Resumo

Após as sucessivas reformas no sistema de Ensino Médio, muito se tem falado sobre a tecnologia como saber necessário para a formação básica. Situados neste quadro, os livros didáticos de ciências esforçam-se por inserir conteúdos relacionados à tecnologia em seus textos. Realizamos uma pesquisa bibliográfica e empírica para entendermos em que medida estes textos contribuiriam para a concretização de propostas educacionais relativas à tecnologia. Obtivemos resultados a partir da observação da relação de cada texto da amostra com algumas propostas educacionais para o ensino da Física por meio da tecnologia. Verificamos que há uma significativa quantidade de textos relacionados à tecnologia que já não podem mais ser considerados como textos complementares. Isto significa um avanço obtido nos últimos anos. Apesar disto, há necessidade de reformulação e de ampliação da quantidade de textos efetivamente  tecnológicos, por assim dizer.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

REFERÊNCIAS
AUSUBEL, D.P. Educational Psychology: A Cognitive View. New York: Holt, Rinehart and Winston, 1968.
BORGMANN, A. Technology and the character of contemporary life. A philosophical inquiry. Chicago: University of Chicago Press, 1984. 310 p.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: Lei 9.394, de 20/12/1996.
_____. Ministério da Educação, Secretaria da Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: ensino médio. Brasília: Ministério da Educação, p. 4, 2000.
_____. Secretaria da Educação Média e Tecnológica. PCN+ Ensino Médio: orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC, SEMTEC, 2002.
BUNGE, M. La investigación científica. Barcelona: Ariel, 1969.
BUNGE, M. Treatise on Basic Philosophy. Dordrecht: Dordrecht Reidel Publishing Company, 1985. v. 7: Epistemology and Methodology.
CEREZO, J. A. L.; LUJÁN, J. L. Filosofía de la Tecnología. Revista internacional de filosofia, v. 27, n. 3, 1998. Disponível em http://www.oei.es/salactsi/teorema00.htm (Acesso em Jan. 2012).
CUPANI, A. A tecnologia como problema filosófico: três enfoques. Scientiae Studia, São Paulo, v. 2, n. 4, p. 493–518, 2004.
GILBERT, J. K. Educación Tecnológica: uma nueva asignatura em todo el mundo. Enseñanza de las ciências: revista de investigación y experiências didacticas, v. 13, n. 1, p. 15-24, 1995.
GÓMEZ, M. M. Filosofía versus técnica. In: MITCHAM, C.;BORRERO, M. M. P. (Eds). El nuevo mundo de la filosofia y la tecnología. University Park, PA: STS PRESS, 1990. p. 34-42.
GUERRERO, G. B. La metódica de la investigación tecnológica. In: MITCHAM, C.; BORRERO, M. M. P. (Eds). El nuevo mundo de la filosofia y la tecnología. University Park, PA: STS PRESS, 1990. pp. 28-33.
LAYTON JÚNIOR, E. T. Technology as knowledge. Technology and Culture, v. 15, n. 1, p. 31 – 41, Jan. 1994.
MEDWAY, P. Issues in the theory and practice of technology education. Studies in Science Education, 16, pp. 1 -24, 1989.
RAPP, F. Filosofía analítica de la técnica. Buenos Aires. Editora Alfa, 1981. 211 p.
SANTIAGO, J. C. R. GUIMARÃES, E. M.; COSTA, I. F. da. A experimentação nos livros didáticos de Física do Ensino Médio e os objetivos educacionais. In: GUIMARÃES, E. M.; CAIXETA, J. E. Trilhas e encontros: mediações e reflexões sobre o ensino de ciências. Curitiba: Editora CRV, 2012. p. 75-93.

Downloads

Publicado

13-12-2013

Edição

Seção

Artigos