Textos de divulgação científica nas aulas de Biologia na Educação de Jovens e Adultos (EJA) para abordar a temática alimentação

Autores

  • Lidiane Loiola de Oliveira Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências da UnB
  • Mariana de Senzi Zancul Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.25119/praxis-6-11-620

Resumo

A escola é, por excelência, um local propício àdivulgação de ideias novas e ao desenvolvimento de ações que envolvam diversostemas. Este trabalho teve como objetivo usar textos de divulgação científicacomo estratégia de ensino em Educação em Saúde na escola, visando despertar ointeresse e a sensibilização dos alunos. A ação educativa foi realizada no 2ºsemestre de 2012 com alunos matriculados na Educação de Jovens e Adultos numaescola pública do Distrito Federal (DF). Os resultados indicaram que os textosde divulgação científica despertam o interesse e uma participação efetiva dosalunos nas discussões, uma vez que relacionavam os assuntos de saúde com ocotidiano dos estudantes, favorecendo a partilha de suas experiências e a trocade saberes. Nota-se também que a mediação do professor nas discussões e naescolha dos textos de divulgação científica são fundamentais para o sucessodeste tipo de ação

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lidiane Loiola de Oliveira, Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências da UnB

Aluna do Programa de Pós-graduação em Ensino deCiências da UnB

Mariana de Senzi Zancul, Universidade de Brasília

Docente do Programade Pós-Graduação em Ensino de Ciências da UnB/ Instituto de CiênciasBiológicas - UnB Brasília

Referências

AIRES, J.A; BOER, N; BRANDT, C.F; FERRARI, N; GOMES, M.G; OLIVEIRA, V.L.B; PAZ, A.M; PINHEIRO, N.A.M; SCHEID, N.M.J. Divulgação científica na sala de aula: um estudo sobre a contribuição da revista ciência hoje das crianças. Anais do IV ENPEC. Bauru, São Paulo, 2003.
ALMEIDA, M.J.P.M. O texto de divulgação científica como recurso didático na mediação do discurso escolar relativo à ciência. In: PINTO, G.A. Divulgação Científica e Práticas Educativas. Curitiba: Editora CRV, 2010. p.11-23.
BUENO,W.C. Jornalismo científico como resgate da cidadania. In: MASSARANI, L.; MOREIRA, I.C.; BRITO, F. Ciência e público: caminhos da divulgação científica no Brasil. Rio de Janeiro: Casa da Ciência, UFRJ, 2002. p. 229.
BOGDAN, R.C; BIKLEN, S.K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Portugal: Porto Editora, 1994. (Coleção Ciências da Educação).
BRASIL, Ministério da Educação e Cultura. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos: apresentação dos temas transversais. Brasília, DF, 1998. 436p.
______. Secretaria da Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Parte III: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC, 2000 (2).
______. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa. Departamento de Apoio à Gestão Participativa. Caderno de educação popular e saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2007. 160p.
FERREIRA, L.N.A; QUEIROZ, S.L. Textos de Divulgação Científica no Ensino de Ciências: uma revisão. Alexandria Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v.5, n.1, p.3-31, maio 2012.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.
GARCIA, R.W.D. A comida, a dieta, o gosto. Mudanças na cultura alimentar urbana. 1999. 140f. Tese (Doutorado) Instituto de Psicologia, USP, São Paulo, 1999.
GAVIDIA, V. La Educación para la salud en los manuales escolares españoles. Rev. Esp. Salud Publica, v.77, n.2, p.275-285, 2003.
_____________. El profesorado ante la educación y promoción de la salud en la escuela. In: Didáctica de les Ciències Experimentals i Socials., n.23, p. 171-180, 2009.
GOMES, P.H.M; ZANCUL, M.S. Educação em Saúde nos livros didáticos de ciências para o ensino fundamental. Revista da SBEnBio, n.3. p.650- 658, 2010.
GOUVÊA, G. O uso de jornais e revistas de divulgação científica no ensino de ciências. Atas do XII Simpósio nacional de Ensino de Física. Belo Horizonte: Sociedade Brasileira de Física. 1997.
KREINZ, G; PAVAN, C. Congresso Internacional de Divulgação Científica: Ética e Divulgação Científica: Os desafios do novo século. São Paulo, NJR/ECA/USP, 2004.
LÜDKE, M; ANDRÉ, M.E.D.A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MARTINS, I; NASCIMENTO, T.G; ABREU, T. B. Clonagem na sala de aula: um exemplo do uso didático de um texto de divulgação científica. Investigações em Ensino de Ciências, v.9, n.1, p. 95-111, 2004.
MOREIRA, I.C. “A Divulgação Científica no Brasil”. Revista da FAPEMIG. n.18, março a maio de 2004.
NASCIMENTO, T.G; ALVETTI, M.A.S. Temas científicos contemporâneos no ensino de Biologia e Física. Ciência & Ensino, v.1, n.1, p.29-39, 2006.
NASCIMENTO, T.G. Modos de usos de textos de divulgação científica por futuros professores de ciências. Revista da SBEnBio, n.3, p.1861 -1868, 2010.
NASCIMENTO, T.G; CASSIANI S. Funcionamento dos textos de divulgação científica na formação inicial de professores de ciências. In: PINTO, G.A. Divulgação Científica e Práticas Educativas. Curitiba: Editora CRV, 2010, 209 p.
PERY, L.C. Uso de textos de divulgação científica no conteúdo “Corpo Humano”. – UFRJ-SEE-RJ/ PRO-IFEN, 2005.
PEREIRA, A.L.F. As tendências pedagógicas e a prática educativa nas ciências da saúde. Caderno de Saúde Pública, v.19, n.5, p.1527-1534, 2003.
PICONEZ, S.C.B. Educação escolar de jovens e adultos: das competências sociais dos conteúdos aos desafios da cidadania. 5 ed. Campinas: Papirus, 2006.
PINHEIRO, N.A.M; SILVEIRA, R.M.C.F; BAZZO, W.A. Ciência, tecnologia e sociedade: a relevância do enfoque CTS para o contexto do ensino médio. Ciência & Educação, v.13, n.1, p.71-74, 2007.
PRECIOSO, J. As Escolas Promotoras de Saúde: uma via para promover a saúde e a educação para a saúde da comunidade escolar. Educação, Porto Alegre, v. 32, n. 1, p. 84-91, 2009.
RIBEIRO, R.A; KAWAMURA, M.R.D. A ciência em diferentes vozes: uma análise de textos de divulgação científica. Atas do V ENPEC, 2005.
ROCHA, M.B. Textos de divulgação científica na sala de aula: a visão do professor de ciências. Revista Augustus. Rio de Janeiro, v. 14, n. 29, p.24-34, 2010.
SANTOS, W.L.P. Educação Científica Humanística em Uma Perspectiva Freireana: Resgatando a Função do Ensino de CTS. Alexandria Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v.1, n.1, p. 109-131, 2008.
SANTOS, J.L.A; BARBONI, S.A.V. Educar para a saúde: a contribuição da prática docente em ciências para uma melhoria na qualidade de vida da sociedade. Revista da SBEnBio, n.3., 2010.
SCHALL, V.T.; STRUCHINER, M. Educação em Saúde:novas perspectivas. Cad. Saúde Pública. v.15, suppl.2, p. S4-S6, 1999.
SILVA, H.S.C. Artigos de divulgação científica e ensino de ciências: concepções de ciência, tecnologia e sociedade. Dissertação de mestrado. Unicamp, 2003.
SILVA, C.A.S. et. al. Livro Didático X Divulgação Científica: Linguagens complementares no ensino de Física. XVII Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2007.
TERRAZZAN, E.A; GABANA, M. Um estudo sobre o uso de atividade didática com texto de divulgação científica em aulas de física. Anais do IV ENPEC. Bauru, São Paulo, 2003.
VASCONCELOS, E.M. Educação popular, um jeito especial de conduzir o processo educativo no setor saúde. In: BRASIL, Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa. Departamento de Apoio à Gestão Participativa. Caderno de educação popular e saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2007. 160p.
ZAMBONI, L.M.S. Cientistas, jornalistas e a divulgação científica: subjetividade e heterogeneidade no discurso da divulgação científica. Campinas: Autores Associados, 2001. 167 p.

Downloads

Publicado

20-06-2014

Edição

Seção

Artigos