As mídias como ferramenta pedagógica para o Ensino de Ciências: uma experiência na formação de professores de nível médio

Autores

  • Ana Paula Inácio Diorio IFRJ
  • Giselle Rôças Fonseca IFRJAs mídias como ferramenta pedagógica para o Ensino de Ciências: uma experiência na formação de professores de nível médio

DOI:

https://doi.org/10.25119/praxis-5-10-624

Resumo

O presente artigo trata de umapesquisa empírica com foco no Ensino de Ciências, realizada numa escola pública de formação deprofessores em nível médio localizada na região metropolitana do Rio de Janeiro.A pesquisa, cuja investigação se deu acerca da utilização das mídias na salaaula como ferramenta pedagógica, foi desenvolvido com um grupo de 11 alunosatravés de um ciclo de oficinas que foram realizadas em julho de 2011. Oemprego de uma metodologia do tipo participante permitiu incentivar um métodode trabalho voltado para uma construção dialógica e a discussão dos impactos esperados,os quais se relacionam às questões educacional, tecnológica, científica esocial. Os resultados apontam que as mídias podem ser empregadas comoferramenta pedagógica e contribuir para ensino de ciências e, consequentemente,para a alfabetização científica.

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Biografia do Autor

Ana Paula Inácio Diorio, IFRJ

Programade Pós-graduação Ensino de Ciências- PROPEC do Instituto Federal de Educação,Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - IFRJ. Mestrado Profissional em Ensinode Ciências – Rua Lúcio Tavares, 1045, Centro, Nilópolis. CEP: 26530-060Telefone: (21) 2691-9826

Giselle Rôças Fonseca, IFRJAs mídias como ferramenta pedagógica para o Ensino de Ciências: uma experiência na formação de professores de nível médio

Programade Pós-graduação Ensino de Ciências- PROPEC do Instituto Federal de Educação,Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - IFRJ. Mestrado Profissional em Ensinode Ciências – Rua Lúcio Tavares, 1045, Centro, Nilópolis. CEP: 26530-060 Telefone: (21) 2691-9826

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Publicado

13-12-2013

Edição

Seção

Artigos