Luz, câmera, ação: o uso de filmes como estratégia para o ensino de Ciências e Biologia.

Autores

  • Elaine Cristina Pereira Costa Instituto Oswaldo Cruz - FIOCRUZ - RJ
  • Marcelo Diniz Monteiro de Barros Instituto Oswaldo Cruz - FIOCRUZ - RJ Pontifícia Universidade Católica - MG

DOI:

https://doi.org/10.25119/praxis-6-11-625

Resumo

O presente artigo é resultado de duas edições de um curso de férias, realizado em uma Instituição de Pesquisa, cujo objetivo é discutir as possibilidades do uso do cinema para o ensino de Ciências, no Ensino Fundamental e Biologia, no Ensino Médio. A metodologia desenvolvida ao longo das aulas baseou-se na discussão de artigos científicos acerca do uso do cinema no ensino, as possibilidades e as limitações dessas atividades, relatos de experiências em sala de aula, além da exibição dos filmes. Ao longo das aulas os professores destacavam os principais conceitos que poderiam ser abordados em sala de aula, e solicitavam que os próprios graduandos anotassem, em um diário de bordo, as cenas potenciais para discussão. Foram apresentadas, ainda, possíveis conexões dos filmes apresentados ao ofício do professor. Os autores esperam ter contribuído para uma maior utilização de filmes, documentários e animações nos contextos formais de educação.

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Biografia do Autor

Elaine Cristina Pereira Costa, Instituto Oswaldo Cruz - FIOCRUZ - RJ

FIOCRUZ - Instituto Oswaldo Cruz
LITEB - Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos
Pavilhão Cardoso Fontes, 2º andar, sala 52 - Manguinhos - Rio de Janeiro

Marcelo Diniz Monteiro de Barros, Instituto Oswaldo Cruz - FIOCRUZ - RJ Pontifícia Universidade Católica - MG

Pontifícia Universidade Católica - MG - Professor Assistente IV do Departamento de Ciências Biológicas

Instituto Oswaldo Cruz - Doutorando em Ensino em Biociências e Saúde - Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos - LITEB - Setor de Inovações Educacionais

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Publicado

30-06-2014

Edição

Seção

Artigos