FANTASIA VERSUS REALIDADE: EXPLORANDO AS POTENCIALIDADES DO CINEMA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA.

Elaine Cristina Pereira Costa, Marcelo Diniz Monteiro de Barros

Resumo


O trabalho apresenta os resultados obtidos a partir de um curso de férias realizado em uma Instituição de Pesquisa do Rio de Janeiro.  Destinado a graduandos de Licenciatura, o curso teve por objetivo discutir o uso de metodologias diferenciadas para o ensino de Ciências e Biologia ao longo da Educação Básica, destacando o cinema como instrumento de mediação do conhecimento. Além dos filmes assistidos e debatidos ao longo do curso, os alunos apresentaram como trabalho final, um trecho de um filme ou documentário e a proposta pedagógica para um dos filmes ou vídeo trabalhados, através da elaboração de um guia do educador. Nossos resultados sugerem que o uso do cinema amplia a percepção dos estudantes, a começar pelos próprios graduandos, e que o cinema pode contribuir para o aprendizado de forma mais dinâmica, lúdica e prazerosa, favorecendo o ensino de ciências.

Palavras chave: cinema, ensino de ciências, ensino de biologia. 


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista Praxis

Campus Três Poços - Av. Paulo Erlei A. Abrantes, 1325 - Três Poços
Prédio 3 - Sala 2 (Casarão)
Volta Redonda - RJ - CEP: 27240-560
Tel.: (24) 3340-8400 – Ramal: 8350

Indexado em: