EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO EM ALEGRE-ES

Autores

  • Naiara Machado Neves Universidade do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.25119/praxis-7-13-689

Resumo

 

Para que futuramente o homem esteja em consonância com o meio ambiente, há necessidade de diversas mudanças na sociedade, visando à conservação da biodiversidade e melhoria da qualidade de vida. Dessa forma a necessidade da preservação do meio ambiente e a diversidade dos seres vivos são uma preocupação mundial. Uma alternativa para chegar a isso, são as atividades não formais no ensino de educação ambiental, instrumentos de grande importância, pois possibilitam que os indivíduos modifiquem valores e comportamentos enquanto as questões ambientais. A partir disso, o objetivo deste trabalho foi avaliar a percepção ambiental de duas turmas do 1° ano do ensino médio que participaram da realização de atividades não formais em duas unidades de conservação do município de Alegre-ES, região do Caparaó do Estado do Espírito Santo construindo mapas mentais sobre os locais. Após a análise dos mapas mentais os alunos compreenderam a importância da conservação da biodiversidade e do meio ambiente, perceberam também os impactos causados nas diferentes Unidades de Conservação de Alegre-ES, maior impacto foi observado na ARIE Laerth Paiva Gama em relação ao PECF Cachoeira da Fumaça. Assim, foi possível concluir que é necessária a realização de trabalhos de educação ambiental com os moradores do entorno da ARIE para minimizar os problemas ambientais ali encontrados. Assim as atividades propostas neste estudo, possibilitaram melhor percepção ambiental dos alunos participantes das atividades propostas, ressaltando assim a eficiência das atividades de educação ambiental em ambientes não formais

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Naiara Machado Neves, Universidade do Espírito Santo

Departamento de Biologia

Educação Ambiental

Referências

ALEGRE., Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Alegre ES. Diagnostico sócio ambiental da ARIE Área de Relevante Interesse Ecológico “Laerth Paiva Gama”, Alegre ES, 2005.

ARCHELA, R. S.; GRATÃO, L. H. B.; TROSTDORF, M. A. S. O lugar dos mapas mentais na representação do lugar. Revista geografia (online), LONDRINA. Junho de 2004, v. 13, p. 127-141, n. 1, 2004.

BIANCONI, M. L.; CARUSO, F. Educação não formal. Cienc. Cult. vol.57 no.4 São Paulo Oct./Dec. 2005. Disponível em:<http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?pid=S000967252005000400013&script=sci_arttext> acessado em 21/03/13.

CAMPANILI, M.; PROCHNOW, M. (orgs.). Mata atlântica – Uma rede pela floresta. Brasília: rma, 2006.

FERNANDES, R. S. et al. Uso da percepção ambiental como instrumento de gestão em aplicações ligadas às áreas educacional, social e ambiental. Vitória, 2003. Disponível em: <http//www.redeceas.esalq.usp.br / Percepção_Ambiental.pdf>. Acesso em: 12 out. 2013.

FISCHER, G. N. Psicologia Social do Ambiente. (Coleção perspectivas ecológicas): Instituto Piaget, Lisboa; 1994.

FUKAHORI, S. T. I. Trilha da Restinga do Maciambu: concepção, implantação, interpretação ambiental e avaliação como contribuição ao processo de educação ambiental no parque estadual da serra do tabuleiro. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/87411. Acesso em: 05 dez. 2013

GUERREIRO, O; MATAREZI, J.; SPERB, R.M.; BARREIROS, L. P. Definição de uma metodologia para modelagem de agentes inteligentes difusos a partir da técnica de mapas mentais: Um estudo de caso baseado na percepção e comportamento de usuários da praia Brava. Santa Catarina, v. 5, n. 1, p. 73, 2005.

GUIMARÃES, M.; VASCONCELLOS, M. M. N. Relações entre educação ambiental e educação em ciências na complementaridade dos espaços formais e não formais educação. Educar, Curitiba, n. 27, p. 147-162, 2006. Editora UFPR.

JACON, C.; DUDA, L. Educação ambiental em unidade de conservação: uma novaperspectiva através da recreação. Monografia. (Especialista em Educação e Gestão Ambiental) Pós- graduação, ESAP/Faculdades Integradas do Vale do Ivaí, 2009.

MOREIRA, M.A. A teoria do desenvolvimento cognitivo de Piaget. In: MOREIRA, M.A. Teorias de aprendizagem. São Paulo:EPU. 199. p.95-107.

OLIVEIRA, N. A. S. A Educação Ambiental e a Percepção Fenomenológica, Através De Mapas Mentais. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 16, p. 32-46, 2006.

PALMA, I. R. Análise da percepção ambiental como instrumento ao planejamento da educação ambiental. 2005. 72f. Dissertação (Mestrado em Engenharia) – Escola de Engenharia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005.

SENICIATO, T.; CAVASSAN, O. Aulas de campo em ambientes naturais e aprendizagem em ciências – um estudo com alunos do ensino fundamental. São Paulo,v. 10, n. 1, p. 133-147, 2004.

SOUZA, C. L. Cognição Ambiental e Leitura da Paisagem Urbana: Teoria e Práctica. In: 3° Encontro interdisciplinar sobre o estudo da Paisagem/ Organizado por Lívia de Oliveira e Lucy Marion Calderini Philadepho Machado: Rio Claro, UNESP, 1998.

TORRES, D. F.; OLIVEIRA, E. S. Percepção Ambiental: Instrumento Para Educação Ambiental em Unidades De Conservação. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 21, p. 227-235, 2008.

Downloads

Publicado

26-02-2016

Edição

Seção

Artigos