Uma proposta prática de educação ambiental em valores humanos
DOI:
https://doi.org/10.47385/praxis.v8.n1sup.779Resumo
O presente trabalho trata da aplicabilidade do Programa de Educação em Valores Humanos no ensino de Educação Ambiental formal e não formal, fazendo uso de referenciais teóricos que proporcionam um entendimento do método e sua funcionalidade na promoção do despertar da excelência humana por meio de uma educação transformadora. O roteiro resultante coloca de forma prática sua metodologia com vistas a facilitar o educador para o seu uso nos diferentes ambientes de ensino. Acredita-se que a Educação Ambiental em Valores Humanos possa ser uma importante ferramenta de educação ambiental nos moldes de uma educação transformadora, pois possibilita a formação humana comprometida com a construção de um mundo melhor e, portanto com a constituição de uma cidadania planetária.
Downloads
Referências
BARBIERI, José Carlos; SILVA, Dirceu da.Desenvolvimento Sustentável e Educação Ambiental: uma trajetória comum com muitos desafios. Ram. Ver. Adm. Mackenzie, São Paulo, v. 12, n. 3, maio/jun. 2011.
GUIMARÃES, M. A Formação de Educadores Ambientais São Paulo, Campinas, Ed. Papirus, 174 p., 2007.
MARTINELLI, Marilu. Aulas de Transformação: O programa de Educação em Valores.7.ed. São Paulo, Editora Fundação Peirópolis,1996.
MESQUITA, Maria Fernanda Nogueira. Valores Humanos na educação: uma nova prática na sala de aula. São Paulo, Editora Gente, 2003.
MOREIRA,
OLIVEIRA, Sandra de Fátima; Pereira, Marcia V.; Viana, Rosa Maria. Educação Ambiental: pertencer e cuidar da teia da vida. Mercator- Revista de Geografia da UFC,ano 07, n.3, 2008.
OSTROWSKI, Lorena. Educação em Valores Humanos, Educar com o Coração. Instituto Catarinense de Pós-Graduação. Rev. 1, Jan/Jun, 2002 Disponível em :<WWW.icpg.com.br>. Acesso em 10 out. de 2014.
PUEBLA, Eugenia. Educar com o Coração. São Paulo, Peirópolis, 2000.
SAI,Sathya. Educação em Valores Humanos. Trad. Paulo Maurício B. A. Rego. Instituto de Educação em Valores Humanos, 2011.
SCHIFFER, Mônica Brunner. Uma Nova Perspectiva na Educação: Valores Humanos e Saberes Escolares. In: VIII Congresso Nacional de Educação- EDUCERE, III Congresso Ibero_Americano sobre violências nas escolas- CIAVE, Curitiba, Paraná, 2008.
SILVA, Rodrigo Moreira. Pescando Pescadores – um experiência de Educação Ambiental em Valores Humanos junto com os Pescadores da Vila Anselmi em busca do conhecimento ecológico. 2005. 105 f. Dissertação (Mestrado em Educação Ambiental) – Fundação Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2005.
UNESCO. Educación para un futuro sostenible: una visión transdisciplinaria para uma acción concertada. Paris: Unesco, 1997.