Contribuições das Histórias em Quadrinhos para abordar questões ambientais na educação básica

Autores

  • Barbara Doukay Campanini Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ
  • Marcelo Borges Rocha Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ

DOI:

https://doi.org/10.47385/praxis.v8.n1sup.784

Resumo

O presente estudo refere-se à construção do conhecimento de forma coletiva a partir da elaboração de material didático através das histórias em quadrinhos. Por se tratar de um veículo de massa com fácil entendimento, seu conteúdo pode ser trabalhado em diferentes seguimentos contextualizando temas, tais como meio ambiente, nas aulas de ciências através de uma linguagem que une o texto à imagem proporcionando ao professor levar o aluno a refletir sobre questões que possam estar associadas ao seu cotidiano. As atividades seguiram uma sequência didática estruturada que envolveu pesquisa sobre questões ambientais, debate acerca da opinião dos alunos em relação as informações que obtiveram em suas pesquisas, dicas de como criar histórias em quadrinhos, a elaboração dos quadrinhos e discussões relacionadas à leitura dessas hitórias produzidas pelos alunos. Desta forma o conhecimento construído coletivamente através das atividades contribuiu para o desenvolvimento da argumentação dos alunos, a crítica de forma reflexiva, o hábito de leitura e para a organização do trabalho em equipe.

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Biografia do Autor

Barbara Doukay Campanini, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ

Doutoranda pelo Programa de Pós Graduação em Ciência, Tecnologia e Educação - PPCTE/ CEFET RJ. Possui Graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura) pelo Centro Universitário Celso Lisboa (2009), Especialização em Ensino de Ciências e Biologia pelo Departamento de Ensino de Ciências e Biologia (DECB/IBRAG) da UERJ e Mestrado em Ciência Tecnologia e Educação - PPCTE pelo CEFET RJ. Possui experiência como laboratorista em kits didáticos pelo Departamento de Ensino de Ciências e Biologia - DECB/ IBRAG/ UERJ. Atuou como professora de ciências pelo Instituto de Artes e Cultura Integradas - IACI, Gestora de Projetos, professora nos cursos de extensão, palestrante e organizadora do Programa de Seminários no Observatório Urbano Estado do Rio de Janeiro - OUERJ, Orientadora de Elo no Programa Elos de Cidadania Educação Ambiental para a Gestão Participativa e Integrada de Águas e Florestas da Mata Atlântica - Sea / Seam / Uerj e como professora de Bioética e Biossegurança no Centro Universitário Moacyr Sreder Bastos - MSB.

Marcelo Borges Rocha, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000), Mestrado em Educação em Ciências e Saúde - Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003) e Doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011). Possui vasta experiência como taxonomista de Polychaeta. Atuou como Professor Assistente do Centro Universitário Augusto Motta e da Universidade Estácio de Sá. Tem experiência na área de Educação, Biologia Marinha e Zoologia, atuando principalmente nos seguintes temas: divulgação científica, taxonomia, biologia marinha e biologia molecular. Leciona disciplinas relacionadas à Bioquímica,Biologia Marinha, Pesquisa e Prática na área de Biologia, Ecologia e Microbiologia. Atualmente atuo como professor do Ensino Superior e do Programa de Pós Graduação em Ciência, Tecnologia e Educação do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ). Além disso, sou chefe da Divisão de Editoração, responsável pela Revista Tecnologia e Cultura.

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Publicado

24-11-2016