A Importância da Atuação do Nutricionista na Atenção Básica à Saúde

Autores

  • Priscila Fonte Mattos Nutricionista graduada pelo Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) – Volta Redonda/RJ
  • Alden dos Santos Neves Professor do Curso de Nutrição do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA)-Volta Redonda/RJ, Mestrando em Ensino de Ciências da Saúde e Meio Ambiente pelo Centro Universitário de Volta Redonda(UniFOA)

DOI:

https://doi.org/10.47385/praxis.v1.n2.869

Palavras-chave:

Nutricionista, Segurança Alimentar e Nutricional, Atenção Básica.

Resumo

Ultimamente tem ocorrido no Brasil uma acelerada transição nutricional que influenciou o perfil epidemiológico causando mudanças nos padrões de morbimortalidade, consequentemente gerando aumento da obesidade e doenças crônicas não transmissíveis. Para a resolução desse problema torna-se necessário um modelo de atenção básica à saúde com os princípios de universalidade, integralidade e equidade, tendo suas práticas voltadas para a vigilância à saúde, principalmente no que diz respeito à segurança alimentar. O presente trabalho propõe uma reflexão sobre a importância da atuação do nutricionista na atenção básica. O objetivo é apresentar argumentos que mostrem que é indispensável a presença do nutricionista no Estratégia Saúde da Família e Núcleo de Apoio ao Saúde da Família. Sendo assim, a inserção do profissional nutricionista na Atenção Básica como no Programa de Saúde da Família torna-se indispensável para a mudança do quadro nutricional no Brasil. Com a criação do Núcleo de Apoio à Saúde da Família se torna mais claro o papel do nutricionista na promoção da saúde, pois o NASF veio por em prática o compromisso da integração de alimentação e nutrição com o setor saúde para melhorar a qualidade da Atenção Básica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

PINHEIRO, A. R. O. et al. Nutrição em saúde Pública: Os potenciais de inserção na Estratégia de Saúde da Família (ESF). Revista eletrônica Tempus. Vol. 1, No 1, 2008. Disponível em: http://164.41.105.3/portalnesp/ojs- 2.1.1/index.php/tempus

OLIVEIRA, R. C. A transição nutricional no contexto da transição demográfica e epidemiológica. Rev. Min. Saúde Pública, v.3, n.5, p.16-23 – Jul./dez.2004.

MELÉNDEZ, G. V.; KAC G. A transição nutricional e a epidemiologia da obesidade na América Latina. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 19(Sup. 1):S4-S5, 2003.

MARQUES, R. M.; MENDES, A. A política de incentivos do Ministérioda Saúde para a atenção básica: uma ameaça à autonomia dos gestoresmunicipais e ao princípio da integralidade? Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 18(Suplemento):163-171, 2002.

SANTOS, A. C. A inserção do nutricionista na estratégia da saúde da família: o olhar de diferentes trabalhadores da saúde. Fam. Saúde Desenv., Curitiba, v.7, n.3, p.257- 265, set./dez. 2005.

SORATTO, E. O que é PSF? Florianópolis: Centro Acadêmico Livre de Enfermagem, 2005. CFN - CONSELHO FEDERAL DE NUTRICIONISTAS. Resolução CFN n° 380/2005.

MACHADO, N. M. V. et al. Reflexões sobre saúde, nutrição e a estratégia de saúde da família. 2006.Disponível em: http://dtr2004.saude.gov.br/nutricao/documentos/ noticia_01_09_06.pdf. Acessado em 17abril2008.

SILVA, A. K. et al. A inserção do nutricionista no programa saúde da família (PSF). III Encontro de Pesquisa de IES do Sistema Estadual de Minas Gerais. UNEC - Caratinga/ MG.2006.

ALVES, V. S.; NUNES, M. O. Educação em Saúde na atenção médica ao paciente com hipertensão arterial no Programa Saúde da Família. Interface - Comunic, Saúde, Educ, v.9, n.18, p.131-47, jan/jun 2006.

AMORETTI, R. A Educação Médica diante das Necessidades Sociais em Saúde. Rev Bras. Educ. Méd. Rio de Janeiro, v .29, nº 2, p.136-146, maio/ago. 2005.

GOTTARDI, R. L. B.; SILVA, A. L. Educação em Saúde: o agente comunitário de saúde sob foco. Boletim do Instituto de Saúde, n..37, p.10-12, dezembro de 2005. BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria n° 154., 24 de janeiro de 2008. Trata dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família – NASF.

Downloads

Publicado

28-03-2017

Edição

Seção

Artigos