CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITALAR: Conhecimento Adquirido na Graduação de Enfermagem

Autores

  • Ana Paula Santos Graduanda do Curso de Enfermagem do Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA
  • Clarice Mayremi Toshimitu Hoyashi Aluna regular do Mestrado em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente – Mestrado Profissional- UniFOA, Docente e Orientadora do Curso de Enfermagem do Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA.
  • Denise Celeste Godoy de Andrade Rodrigues Docente do Mestrado em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente – Mestrado Profissional- UniFOA; Docente do Programa de Pós-Graduação em Química da UERJ.

DOI:

https://doi.org/10.25119/praxis-2-3-916

Palavras-chave:

Atuação do Enfermeiro, Controle de Infecção hospitalar, Cuidados de Enfermagem.

Resumo

O estudo trata do discurso de acadêmicos de enfermagem sobre a atuação do enfermeiro no controle de infecção hospitalar. Tem como objetivos descrever o conhecimento de acadêmicos acerca do controle de infecção hospitalar e apontar estratégias de atuação destes no controle de infecção hospitalar para práticas futuras. O método utilizado é descritivo, de abordagem qualitativa. Os sujeitos foram 40 acadêmicos de enfermagem de uma universidade privada, localizada no município de Volta Redonda /RJ. O instrumento de coleta de dados foi um questionário com perguntas abertas. O período do estudo compreende os meses de julho e agosto de 2009. Os resultados mostraram que acadêmicos de enfermagem estão preparados para atuarem no controle de infecção hospitalar, como futuros profissionais de saúde. Possuem bom entendimento sobre a atuação do enfermeiro, onde privilegiam importantes papéis como a implementação da educação continuada, procedimentos técnicos essenciais ao controle de infecções e o gerenciamento das ações. Bem como, utilização de estratégias que visem a prevenção ou controle , como a capacitação da equipe de enfermagem em, como por exemplo a lavagem das mãos, método simples, mas de grande eficácia para evitar agravos de doenças.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANVISA. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. 21 nov. 2009. Disponível em URL: http://www.anvisa.gov.br/ servicosaude/manuais/paciente_hig_maos.pdf.

CARVALHO, R; BIANCHI, E.R.F.(orgs.). Enfermagem em Centro Cirúrgico e Recuperação. Barueri, SP: Manole, 2007.

CERVO, A.L; BERVIAN, P.A; SILVA, R. Metodologia científica. 6 ed. São Paulo: Pearson Prentice, 2007.

FIGUEIREDO, N.M.A; LEITE, J.L; MACHADO, W.C.A. Centro Cirúrgico – atuação, intervenção e cuidados de enfermagem. 2ª ed. rev. atual. São Caetano do Sul, SP: Yendis Editora, 2009.

FIGUEIREDO, N.M.A. Método e metodologia na pesquisa científica. 3 ed. São Caetano do Sul, SP: Yendis Editora, 2009.

LIMA, M.V.R. Condutas em controle de infecção hospitalar: uma abordagem simplificada. São Paulo: Iátria, 2007.

MALAGUTTI, W; BONFIM, I.M. Enfermagem em Centro Cirúrgico – atualidades e perspectivas no ambiente cirúrgico. São Paulo: Martinari, 2008.

MINAYO, M.C.S. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. In:______ Saberes e práticas: guia para ensino e aprendizado de enfermagem. 4 ed. São Paulo: Difusão, 2008. 1v.

MOURA, M.L.P..A. Enfermagem em Centro de Material e Esterilização. 9ª ed. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2009.

PILETTI, C; PILETTI, N. Filosofia e História da Educação. 15ª ed. São Paulo: ABDR, 2008.

POSSARI, J.F. Centro Cirúrgico: Planejamento, Organização e Gestão. 3ª ed. São Paulo: Iátria, 2008.

RODRIGUES, A.B; SILVA, M.R; OLIVEIRA, P.P; CHAGAS, S.S.M. O Guia da Enfermagem. 1ª ed. São Paulo: Iátria, 2008.

SANTOS, V.E.P; VIANA, D.L. Fundamentos e Práticas para Estágio em Enfermagem. 3ª ed. São Caetano do Sul, SP: Yendis Editora, 2009.

SECAF, V; Artigo Científico: do desafio à conquista – Com enfoque em Teses e outros trabalhos acadêmicos. 4ª ed. São Paulo: Martinari, 2007.

SERVO, M.L; CORREIA,V.S. Supervisão e a educação permanente da força de trabalho em enfermagem. Rev. Eletrônica da Facul. de Tecnologia e Ciências. 8 de junho 2006. Disponível em: http://www.ftc.br/revistafsa.

SEVERINO, A.J. Metodologia do trabalho científico. 23ª ed. São Paulo: Cortez; 2005.

SHINVASHIKI, G.T; TREVIZAN, M.A; MENDES, I.A.C. Sobre a criação e a gestão do conhecimento organizacional. Rev. Latino-Am. Enfermagem. 2003; 11 (4): 499-506.

SILVA, L.D; PEREIRA, S.R.M; MESQUITA, A.M.F. Procedimentos de enfermagem: semiotécnica para o cuidado. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2004.

TEIXEIRA E; VALE, E.G; FERNANDES, J.D; SORDI, M.R.L.: org. O ensino de graduação na enfermagem no Brasil: o ontem, o hoje e o amanhã. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2006.

Downloads

Publicado

28-03-2017

Edição

Seção

Artigos