Uso do Orto-Ftalato de Sódio na redução da concentração de cromo no efluente de curtumes

Autores

  • Ricardo de Lima Lacerda Mestrando - Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente - UniFOA

DOI:

https://doi.org/10.25119/praxis-2-3-918

Palavras-chave:

Cromo, Curtimento, Efluente, Resíduo

Resumo

O resíduo de cromo proveniente do processo de curtimento de couros consiste em um dos principais problemas ambientais das indústrias de curtume. Muitas são as tentativas de minimizar a produção de tais resíduos. O presente trabalho tem por objetivo avaliar o uso de orto-ftalato de sódio na redução da concentração do cromo no efluente de curtumes, tornando possível uma futura ferramenta para ensino de práticas sustentáveis aos profissionais dessa indústria. O experimento foi realizado comparando a concentração de Cr2O3 dos banhos residuais do processo convencional de curtimento ao cromo (média de 4,59g/l) e o processo experimental (média de 1,87g/l). Como resultado, obtivemos uma substancial diminuição do referido resíduo (59,26%) através de uma maior fixação desse metal no substrato dérmico. Concluímos que o uso do orto-ftalato de sódio é efetivo para o propósito de redução das concentrações de cromo no efluente de curtumes e estamos desenvolvendo um produto comercial para aplicação com esse fim.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

- CICB – Centro das indústrias de Curtumes do Brasil. Disponível em Acessadoem 17/08/2009.

-Hoinacki, E; Gutheil, Nelson. Peles e Couros: origens, defeitos e industrialização, 1.ed. Porto Alegre: SENAI, 1978.

-Vademécum Para el Técnico en Curtición. Ludwigshanfen: BASF, 1995.

-Bayer. Compostos de Cromo, MANUAL sobre a fabricação, propriedades e aplicações dos produtos de cromo mais usados. Leverkunsen: BAYER, 1954.

-Gonçalves, E. Efeito de Diferentes Curtentes Sobre as Propriedades de Couros Isentos de Cromo. 2007. Dissertação (Mestrado em Qualidade Ambiental) – Programa de Pós Graduação em Gestão Tecnológica, Feevale, Novo Hamburgo.

-Chromium in Drinking-Water, Guidelines for Drinkingwater Quality. 2.ed. vol.2. Health Criteria and other supporting information. World Health Organization. Geneva, 1996.

Downloads

Publicado

28-03-2017

Edição

Seção

Artigos