A ludicidade aplicada à Educação Física: a prática nas escolas

Autores

  • Cláudio Delunardo Severino Mestre em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente – Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA.
  • Renato Porrozzi Docente do Programa de Mestrado Profissional em ciência da Saúde e do Meio Ambiente – UniFOA

DOI:

https://doi.org/10.25119/praxis-2-3-919

Palavras-chave:

Atividade Lúdica, Educação Física Escolar.

Resumo

O presente artigo aborda a importância das atividades lúdicas no processo ensino-aprendizagem relacionado à prática da Educação Física, em âmbito escolar. O trabalho realizado baseou-se no aspecto da ludicidade, utilizando os conteúdos pré-estabelecidos pelo Plano de Componente Curricular, unindo a característica que toda criança apresenta em gostar de brincar. Discute-se como as atividades lúdicas tornam-se fundamentais dentro desse processo, pois proporcionam o prazer às crianças, além de contribuírem para o seu desenvolvimento físico, intelectual e social. As atividades lúdicas representam um importantíssimo papel tanto no universo como no interesse da criança, devendo por isso serem utilizadas como um importante instrumento de ensino. Através da brincadeira, a criança tem a possibilidade de se relacionar consigo e com o meio, além de ter, a partir do seu conhecimento acerca do brincar, um contato mais prazeroso com os fundamentos específicos das modalidades esportivas que são desenvolvidas nas aulas de Educação Física.

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Publicado

28-03-2017

Edição

Seção

Artigos