Dificuldades apresentadas por alunos do Ensino Fundamental na disciplina de Matemática

Eliete Alves de Castro Oliveira, Maria de Fátima Alves de Oliveira

Resumo


A disciplina de Matemática representa uma barreira para a maioria dos alunos. Na prática pedagógica observamos uma contradição entre os diferentes alunos da Educação Básica em relação à disciplina; o apreço por esta disciplina revelado por alguns alunos e as dificuldades apresentadas por outros. Embora a contradição se faça presente, todos reconhecem sua importância tanto no contexto escolar quanto na sociedade. O objetivo deste estudo foi investigar as possíveis causas que levam os alunos das séries finais do Ensino Fundamental a apresentarem dificuldades na disciplina. O tipo de pesquisa desenvolvida foi descritivo com abordagens quantitativo e qualitativo. Foram investigadas duas instituições de ensino da rede pública municipal, situadas no Rio de Janeiro, sendo o público-alvo, alunos do 2º Segmento do Ensino Fundamental, em turmas de 6º, 7º, 8º e 9º anos de escolaridade. Dentre os vários fatores que contribuem para as dificuldades apresentadas pelos alunos, alguns estão relacionados aos seus hábitos e atitudes e outros aos fatores externos, tais como: a metodologia de ensino utilizada pelo professor.


Palavras-chave


Dificuldades de aprendizagem, hábitos e atitudes, métodos de ensino.

Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, C. S. Dificuldades de aprendizagem em Matemática e a percepção dos professores em relação a fatores associados ao insucesso nesta área. (Trabalho de Conclusão de Curso) Universidade Católica de Brasília, UCB, Brasília – DF, 2006.

ANDRADE, A. S. A influência da afetividade na aprendizagem. (Monografia) Curso de Especialista em Psicopedagogia Clínica/Unievangélica Centro Universitário, Brasília – DF, 2007.

BOWDITCH, C. Response to Michelle Fine’s [ap] parent involvement: reflections on parents, power, and urban public schools. Teachers College Record, nº 95 p.177-181, 1993.

CARVALHO, M. E. P. Escola como extensão da família ou família com extensão da escola? O dever de casa e as relações família-escola. Universidade Federal da Paraíba, Centro de Educação – 2004

CÉSAR, M. (2000c). Interações Sociais e Apreensão de Conhecimentos Matemáticos: A investigação contextualizada. In J. P. Ponte & L. Serrazina (Eds.), Educação Matemática em Portugal, Espanha e Itália – Actas da escola de verão – 1999 (p.5-46). Lisboa: SEM/ SPCE.

CRUVINEL, M.; BORUCHOVITCH, E. Sintomas depressivos, estratégias de aprendizagem e rendimento escolar de alunos do Ensino Fundamental. Psicologia em Estudo, Maringá, v.9, n.3, p.369-378, set./dez. 2004.

CURRIE, J. & MORRET, E. Mother’s education and the intergenerational transmission of human capital: Evidence from college openings. The Quarterly Journal of Economics, 118(4): 1495-1532, 2003.

D’AMBROSIO, B. S. Como estudar matemática hoje? Temas e Debates. SBEM. Ano II., n. 2, p.15-19, Brasília, 1989.

GONZAGA, G.; MACHADO, D. C. O Impacto dos Fatores Familiares Sobre a Defasagem Idade-Série de Crianças no Brasil. Parte de uma tese de doutorado –v.61 n.4 p.449-476, Rio de Janeiro, 2007.

LAMONATO, M.; PASSOS, C. L. B. Aprendizagens de professores da educação infantil: possibilidades a partir da exploração-investigação em geometria. Ciências & Cognição, v. 14(2), p. 092-112, 2009.

MACHADO, D. C.; GONZAGA, G. O Impacto dos Fatores Familiares Sobre a Defasagem Idade-Série de Crianças no Brasil - parte de tese de doutorado

MACHADO, I. A. Algumas dificuldades do ensino da Matemática na 7ª série do Ensino Fundamental. (Monografia) Curso de Matemática/Universidade Católica de Brasília – DF, 2005.

MARTELETO, L. J. Desigualdade Intergeracional de Oportunidades Educacionais: uma análise da matrícula e escolaridade das crianças brasileiras. Belo Horizonte, 2004.

MIZUKAMI, M. G. N. Relações Universidade-Escola e aprendizagem da docência: algumas lições de parcerias colaborativas. In: R. L. L. Barbosa (Org.). Trajetórias e perspectivas da formação de educadores, p.285-314, São Paulo. Editora UNESP, 2004.

MUNIZ, C. A. Teorias das Situações Didáticas. Programa Gestão da Aprendizagem Escolar. Gestar II, TP3, 250 p. Matemática. Brasília, 2008.

__________ A História da Matemática no seu Ensino. Programa Gestão da Aprendizagem Escolar. Gestar II, TP3, 250 p. Matemática. Brasília, 2008.

NARVAZ, M. B. Ressignificando práticas docentes numa abordagem Etnomatemática. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 127p.,2006.

OLIVEIRA, K. L.; SANTOS, A. A. A.; PRIMI, R. Estudo das relações entre compreensão em leitura e desempenho acadêmico na Universidade. Interação em Psicologia, v.7(1), p.19-25, 2003.

OSWALD, M. L.; KRAMER, S. Currículo e saberes docentes: o que aprendemos pesquisando leitura e escrita em três escolas de formação de professores. Educar, Curitiba, Editora da UFPR, n.17, p.15-37, 2001.

Parâmetros Curriculares Nacionais, Ministério da Educação e do Desporto – Secretaria de Educação Fundamental, terceiro e quarto ciclo. Brasília, 1998.

PASSOS, C. L. B. A comunicação nas aulas de Matemática revelada nas narrativas escritas em diários reflexivos de futuros professores. União Revista Interacções, n.8, p.18-36, 2008.

PERES, G. J. Atividade investigativa na formação de professores das séries iniciais do Ensino Fundamental. Escritos sobre Educação, v.5, n.1, Ibirité, jun. 2006.

PISCARRETA, S.; CÉSAR, M. Malmequer, Bemme- quer, muito, pouco ou nada: Representações sociais da Matemática. In: Actas do ProfMat 2001 (p. 239-243). Vila Real: APM. 2001.

RIJO, C.; LOUREIRO, M.; CÉSAR, M. (2002). Gostar ou não de matemática: Eis a questão!...In: Actas do Prof.Mat, 2002. Viseu: APM [Suporte: CD-ROM].

SANTOS, J. A.; FRANÇA, K. V.; SANTOS, L. S. B. Dificuldades na Aprendizagem de Matemática. (monografia) Centro Universitário Adventista de São Paulo – Curso de Licenciatura em Matemática, Brasília, 2007.

SILVA, M. R. L. Investigação das dificuldades em aprender Matemática de alunos de 1ª à 4ª séries na cidade de Monte Carmelo – MG. In: VI SEMANA DA MATEMÁTICA, Uberlândia, Minas Gerais. Resumos... Uberlândia: Faculdade de Matemática/Universidade Federal de Uberlândia, 2006.

SILVA, V. A. Relação com o saber na aprendizagem matemática: uma contribuição para a reflexão didática sobre as práticas educativas. Revista Brasileira de Educação, v.13, n.37, jan./abr. 2008.

SOARES, M. T. C. A formação do professor pela pesquisa na universidade e na escola: Investigando situações de ensino da matemática. In: CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 7., 2003, Águas de Lindóia. Anais... São Paulo: UNESP, 15 p., 2003.

UENO, R.; MORAES, M. S. S. Temas político-sociaisno ensino da Matemática.




DOI: https://doi.org/10.25119/praxis-3-5-973

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista Praxis

Campus Três Poços - Av. Paulo Erlei A. Abrantes, 1325 - Três Poços
Prédio 3 - Sala 2 (Casarão)
Volta Redonda - RJ - CEP: 27240-560
Tel.: (24) 3340-8400 – Ramal: 8350

Indexado em: