Dificuldades apresentadas por alunos do Ensino Fundamental na disciplina de Matemática

Autores

  • Eliete Alves de Castro Oliveira Especialista em Ensino de Ciências e Biologia do Instituto de Bioquímica Médica, UFRJ
  • Maria de Fátima Alves de Oliveira Doutora em Ensino de Biociências e Saúde, Fundação Oswaldo Cruz e docente do Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde e do meio Ambiente - UniFOA

DOI:

https://doi.org/10.25119/praxis-3-5-973

Palavras-chave:

Dificuldades de aprendizagem, hábitos e atitudes, métodos de ensino.

Resumo

A disciplina de Matemática representa uma barreira para a maioria dos alunos. Na prática pedagógica observamos uma contradição entre os diferentes alunos da Educação Básica em relação à disciplina; o apreço por esta disciplina revelado por alguns alunos e as dificuldades apresentadas por outros. Embora a contradição se faça presente, todos reconhecem sua importância tanto no contexto escolar quanto na sociedade. O objetivo deste estudo foi investigar as possíveis causas que levam os alunos das séries finais do Ensino Fundamental a apresentarem dificuldades na disciplina. O tipo de pesquisa desenvolvida foi descritivo com abordagens quantitativo e qualitativo. Foram investigadas duas instituições de ensino da rede pública municipal, situadas no Rio de Janeiro, sendo o público-alvo, alunos do 2º Segmento do Ensino Fundamental, em turmas de 6º, 7º, 8º e 9º anos de escolaridade. Dentre os vários fatores que contribuem para as dificuldades apresentadas pelos alunos, alguns estão relacionados aos seus hábitos e atitudes e outros aos fatores externos, tais como: a metodologia de ensino utilizada pelo professor.

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Publicado

28-03-2017

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Artigos