Educação Física na estratégia Saúde da Família: ferramenta didática para os programas de Hipertensão Arterial Sistêmica e Diabetes Mellitus

Autores

  • Márcia Ribeiro Braz Centro Universitário de Volta Redonda/ Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Saúde e do Meio Ambiente
  • Éril Imil Viana Farani Centro Universitário de Volta Redonda/ Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Saúde e do Meio Ambiente
  • Adilson da Costa Filho Centro Universitário de Volta Redonda/ Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Saúde e do Meio Ambiente

DOI:

https://doi.org/10.25119/praxis-3-5-975

Palavras-chave:

Educação física, multimídia interativa, Estratégia Saúde da Família.

Resumo

Este estudo consiste na elaboração de uma ferramenta computacional voltada ao docente e discente da área de Educação Física, com foco na atuação deste profissional na Estratégia Saúde da Família. A informática vem sendo introduzida na educação em ritmo acelerado, obrigando educadores e educandos a familiarizarem-se com essa tecnologia. A pesquisa teve como objetivo o desenvolvimento de uma multimídia interativa denominada “Atividade Física nos Programas de Hipertensão Arterial Sistêmica e Diabetes Mellitus na Estratégia Saúde da Família”. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica que fundamentou a elaboração do CD-ROM que utiliza recursos multimídias, sendo composto por quatro tópicos: Hipertensão Arterial Sistêmica, Diabetes Mellitus e Obesidade; protocolo de intervenção e um teste avaliativo. Conclui-se que a multimídia interativa com interface gráfica é um instrumental didático-pedagógico que permite o acesso a um grande número de informações por meio de textos, gráficos e imagens, favorecendo o processo de ensino-aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AMERICAN COLLEGE OF SPORTS MEDICINE. Diretrizes do ACSM para os testes de esforço e sua prescrição. 6. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003.

BAGRICHEVSKY, Marcos et al. A Saúde em Debate na Educação Física. BLUMENAU, SC: Edibes, 2003.

BUCHABQUI, Jorge Alberto; CAPP et al. Convivendo com Agentes de Transformação: a interdisciplinaridade no processo de ensino/aprendizado em saúde. 2005. 7 f. Ensaio. – Revista Brasileira de Educação Médica. Associação Brasileira de Educação Médica, Rio de Janeiro, 2005.

BRASIL. 1.065/GM de 04 de julho de 2005. Cria Núcleos de Apoio Integral na Saúde da Família. Ministério da Saúde, Brasília – DF, 2005.

______. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Política Nacional de Atenção Básica / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção à Saúde. – Brasília: Ministério da Saúde, 2006.

______. Portaria n0 154 de 24 de janeiro de 2008. Cria os Núcleos de Apoio à Saúde da Família. Ministério da Saúde, Brasília – DF. 2008.

DA COSTA, Chiara Lívia; CRUZ, Dulce Márcia. Mídia Digital no Apoio ao Ensino Presencial. 2004. 8 f. Artigo. – Curso de comunicação Social. Universidade Regional de Blumenau, 2004, Curitiba.

FERNANDES, FILHO, José. A Prática da Avaliação Funcional. 2.ed. Rio de Janeiro: Shape, 2003.

FERREIRA, José Heleno. Integração, Tecnologia e Sociedade. 2003. 6 f. Artigo. – http://www2.funedi. edu.br/revista/revista-eletronica3/artigo6-3.htm acesso em: 17/11/2009.

FRAGA, Alex Branco; WACHS, Felipe (orgs). Educação Física e Saúde Coletiva: políticas de formação e perspectivas de intervenção. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2007.

GAGNÉ, Robert Mills. Princípios Essenciais da Aprendizagem para o Ensino. Trad. de Rute V. Ângelo. Porto Alegre (Brasil): Ed. Globo, 1980.

KISS, Maria Augusta Peduti Dal`Molim. Esporte e Exercício: avaliação e prescrição. São Paulo: Roca, 2003.

MENDONÇA, Maria Helena Magalhães; HEIMANN, Luiza Sterman. A trajetória da Atenção Básica em Saúde e do Programa Saúde da Família no SUS: uma busca de identidade. In: Lima, N.T. organizadores. Saúde e Democracia: história e perspectivas do SUS. Rio de Janeiro: ed. Fiocruz; p. 481-502, 2006.

MONTEIRO, Walace Davi. Personal Training – MANUAL PARA AVALIAÇÃO E PRESCRIÇÃO DE CONDICIONAMENTO FÍSICO. Rio de Janeiro, 40 ed.: Sprint, 2004.

PEDROSO, Bruno; NASCIMENTO, Ronaldo José. Aplicação das Tecnologias da Informação e Comunicação no Processo Ensino-Aprendizagem do Handebol. 2009. 9 f. – PPGECT / Programa de Pós- Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia. Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Paraná, 2009.

PINTO, Maria Eugênia Bresolin; DEMARZO, Marcelo Marcos Piva. Atividade Física na Atenção Primária à Saúde. 2005. 39 f. Artigo. - Promef / Organizado pela Sociedade Brasileira Medicina de Família e Comunidade. Porto Alegre: ed Artmed/Panamericana, 2005.

PRESSMAN, Roger S. Engenharia de Software. Trad. de José Carlos Barbosa dos Santos. São Paulo (Brasil): Makron Books, 1995.

PRICE, Robert V. Computer-aid Instruction: a guide for authors. Pacific Grove (EUA): Brooks/ Cole Publishing Co, 1991.

VIEIRA, Edimar Teixeira. O Programa Saúde da Família sob o Enfoque dos Profissionais de Saúde. Fortaleza, CE, 2004. Disponível em: https://www.unifor. br/hp/doc.noticias/vol17-artigo3.pdf. Acesso em: 20 set. 2007.

VIEIRA, Sérgio Lontra. Telas que Ensinam: mídia e aprendizagem. Do cinema ao computador.

Downloads

Publicado

28-03-2017

Edição

Seção

Artigos