Nível de coordenação motora de crianças da Rede Municipal de Ensino de Quatis-RJ

Autores

  • Cláudio Delunardo Severino Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA
  • Maryanne Oliveira Botelho Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v14.n40.1691

Palavras-chave:

Educação Física, coordenação motora, educação infantil.

Resumo

O objetivo do estudo foi analisar o nível de coordenação motora de crianças da rede municipal da cidade de Quatis - RJ, a considerar sexo e faixa etária dos sujeitos. A coordenação motora é vista como a relação harmoniosa dos sistemas nervoso, sensorial e musculoesquelético com o intuito de produzir ações eficazes e equilibradas. Para a sua avaliação, são conhecidos métodos distintos, dentre eles o Teste de Coordenação Corporal para Crianças (KTK), que permite a identificação de fatores que tornam os movimentos limitados, o que possibilita a percepção das ações a serem empregadas em programas voltados para o desenvolvimento do mesmo. Os resultados obtidos revelaram que o nível de coordenação motora das crianças avaliadas está classificado entre o considerado normal e com perturbações na coordenação. Percebeu-se também que quando os níveis de coordenação motora foram analisados separadamente por gênero, não houve uma diferença significativa entre os dois grupos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudio Delunardo Severino, Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA

Mestre em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente.

Docente do Curso de Educação Física do Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA

Maryanne Oliveira Botelho, Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA

Graduada em Licenciatura em Educação Física

Referências

AUGUSTO, F. B. V. Desempenho e diagnóstico motor: um estudo correlacional entre o KTK e TGMD-2. São Paulo: USP, 2015. P.61. Dissertação (mestrado) – Programa de Mestrado em Ciências, Escola de Educação Física e Esporte, Universidade de São Paulo.

CARMINATO, R. A. Desempenho motor de escolares através da bateria de testes KTK. Curitiba: UFPR, 2010. P.99. Dissertação (mestrado) – Departamento de Educação Física - Setor de Ciências Biológicas, Universidade Federal do Paraná.

COLLET, C. et al. Nível de coordenação motora de escolares da rede estadual da cidade de Florianópolis. Revista Motriz, Rio Claro, v. 14, n. 4, p. 373-380, out./dez. 2008.

CORREIO, J. E. L. C. Z.; SILVA, S. A. Coordenação motora e índice de desenvolvimento da educação básica: uma relação pedagógica. Pensar a Prática, Goiânia, v. 16, n. 3, p. 666-677, jul./set. 2013.

DANTAS, L. E. B. P. T.; MANOEL, E. J. Crianças com dificuldades motoras: questões para a conceituação do transtorno do desenvolvimento da coordenação. Revista Movimento, Porto Alegre, v. 15, n. 03, p. 293-313, julho/setembro de 2009.

FERREIRA, A. C. G. O. A adequação do teste KTK em relação ao conceito atual de deficiência intelectual e ao modelo da análise ecológica da tarefa. São Paulo: USP, 2010. P.99. Dissertação (mestrado) – Programa de Mestrado em Educação Física, Universidade de São Paulo.

GALLAHUE, D. L.; OZMUN, J. C.; GOODWAY, J. D. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. 7. ed. Porto Alegre: AMGH, 2013.

GORLA, J. I. et al. O teste KTK em estudos da coordenação motora. Conexões, Campinas, v. 1, n. 1, p. 29-37, 2003.

LOPES, V. P. et al. Estudo do nível de desenvolvimento da coordenação motora da população escolar (6 a 10 anos) da Região Autónoma dos Açores. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto, Porto, vol. 3, n. 1, p. 47-60, 2003.

MOREIRA, J. P. A. Estrutura fatorial e proposta de novo quociente motor para o teste de coordenação corporal para crianças (KTK): um estudo com escolares de 5 a 10 anos de idade. Viçosa: UFV, 2016. P.83. Dissertação (mestrado) – Programa Pós-Graduação em Educação Física, Universidade Federal de Viçosa.

MOURÃO, E. A. F.; TRIGO, R. W. M. Influência da lateralidade no desenvolvimento motor de crianças de cinco anos. Conexão - UNIFOR-MG, Formiga, v. 8, n. 2, p. 87-96, jul./dez. 2013

RIBEIRO, A. S. C. et al. Teste de coordenação corporal para crianças (KTK): aplicações e estudos normativos. Revista Motricidade, v. 8, n. 3, p. 40-51, 2012.

SILVA, S. R. et al. Nível de coordenação motora e índice de massa corporal em adolescentes praticantes de esportes. Cinergis, Santa Cruz do Sul, v. 14, n. 4, p. 193-198, 2013.

WIENHAGEL, C. B.; REIS, M. A. Avaliação do desenvolvimento motor em crianças praticantes de futebol e educação física escolar. 2014. Disponível em: . Acesso em: 01 março 2017.

Downloads

Publicado

01-08-2019

Como Citar

SEVERINO, Cláudio Delunardo; BOTELHO, Maryanne Oliveira. Nível de coordenação motora de crianças da Rede Municipal de Ensino de Quatis-RJ. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 14, n. 40, p. 117–126, 2019. DOI: 10.47385/cadunifoa.v14.n40.1691. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/1691. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências Biológicas e da Saúde

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>