Nível de coordenação motora de crianças da Rede Municipal de Ensino de Quatis-RJ

Autores

  • Cláudio Delunardo Severino Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA
  • Maryanne Oliveira Botelho Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v14.n40.1691

Palavras-chave:

Educação Física, coordenação motora, educação infantil.

Resumo

O objetivo do estudo foi analisar o nível de coordenação motora de crianças da rede municipal da cidade de Quatis - RJ, a considerar sexo e faixa etária dos sujeitos. A coordenação motora é vista como a relação harmoniosa dos sistemas nervoso, sensorial e musculoesquelético com o intuito de produzir ações eficazes e equilibradas. Para a sua avaliação, são conhecidos métodos distintos, dentre eles o Teste de Coordenação Corporal para Crianças (KTK), que permite a identificação de fatores que tornam os movimentos limitados, o que possibilita a percepção das ações a serem empregadas em programas voltados para o desenvolvimento do mesmo. Os resultados obtidos revelaram que o nível de coordenação motora das crianças avaliadas está classificado entre o considerado normal e com perturbações na coordenação. Percebeu-se também que quando os níveis de coordenação motora foram analisados separadamente por gênero, não houve uma diferença significativa entre os dois grupos.

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Biografia do Autor

Cláudio Delunardo Severino, Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA

Mestre em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente.

Docente do Curso de Educação Física do Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA

Maryanne Oliveira Botelho, Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA

Graduada em Licenciatura em Educação Física

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Publicado

01-08-2019

Como Citar

SEVERINO, Cláudio Delunardo; BOTELHO, Maryanne Oliveira. Nível de coordenação motora de crianças da Rede Municipal de Ensino de Quatis-RJ. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 14, n. 40, p. 117–126, 2019. DOI: 10.47385/cadunifoa.v14.n40.1691. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/1691. Acesso em: 11 out. 2024.

Edição

Seção

Ciências Biológicas e da Saúde

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