Mediação da avaliação baseada na devolução do rendimento aos alunos após análise de suas respostas no módulo III do curso de Medicina do UniFOA

Autores

  • M. R. Souza UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda
  • C. G. Guidoreni UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n1%20Esp.1949

Palavras-chave:

mediação docente, avaliação formativa, educação médica

Resumo

A responsabilidade da instituição de ensino é fornecer condições didáticas e pedagógicas para a construção e sustentação das aprendizagens dos estudantes. A mediação docente precisa estar subsidiada com dados e informações que pontuem as maneiras que os estudantes estão aprendendo e o que eles estão aprendendo. O docente precisa perguntar-se: como os estudantes aprendem? O que aprendem? Qual a qualidade de como aprendem e do que aprendem? Outro questionamento é como se obter as informações sobre as aprendizagens com os estudantes para diversificar a prática docente com consistência pedagógica? No paradigma educacional centrado nas aprendizagens significativas (apoiado na pedagogia diferenciada da autonomia), a avaliação é concebida como processo/ instrumento de coleta de informações, sistematização e interpretação das informações, julgamento de valor do objeto avaliado através de informações tratadas e decifradas e, por fim, tomada de decisão. A avaliação formativa torna-se instrumento de uma regulação contínua das diversas intervenções e das situações didáticas. Assim propomos um modelo de avaliação que contemple o acompanhamento do desempenho dos estudantes em cada questão das avaliações formativas, a análise dos erros cometidos e a devolução desta informação aos alunos para que estes possam construir uma auto avaliação de seus erros com isso um aprendizado significativo. A experiência de acompanhar o desempenho dos alunos em cada questão das avaliações, verificar a possível razão do erro e posteriormente encontrar uma maneira de corrigir este erro, seja com os discentes, seja com o professor no modo de elaboração das questões, se mostra muito promissora e enriquecerá o processo de aprendizado dos alunos e do corpo docente no sentido de compreender e aprimorar o processo de avaliação do módulo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

30-10-2012

Como Citar

SOUZA, M. R.; GUIDORENI, C. G. Mediação da avaliação baseada na devolução do rendimento aos alunos após análise de suas respostas no módulo III do curso de Medicina do UniFOA. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 7, n. 1 Esp, p. 154, 2012. DOI: 10.47385/cadunifoa.v7.n1 Esp.1949. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/1949. Acesso em: 19 abr. 2024.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.