Avaliação da população microbiana presente no interior do corpo das torneiras de uma UTI em um Hospital no município de Volta Redonda

Autores

  • Tayane Cristine Corrêa Centro universitario de Volta Redonda - Unifoa
  • Carlos Alberto Sanches Pereira UniFOA
  • Hellen Avelar Duarte Curso de Ciências Biológicas - Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA
  • Ester Albuquerque Lourenço Curso de Medicina - Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA
  • Gabriel José Ribeiro Curso de Medicina - Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA
  • Leoni Ferreira da Silva Curso de Medicina - Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA
  • Jessica Rizkalla Correa Medeiros Curso de Medicina - Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA
  • Nathália Cristinne Pereira de Souza Curso de Medicina - Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v8.n1%20(Esp.).2

Resumo

A disseminação de infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS) freqüentemente advém da contaminação cruzada. A via mais comum de transferência de patógenos ocorre entre as mãos de profissionais de saúde e pacientes. Observa-se que a participação ambiental pode ser maior nas unidades de terapia intensiva (UTI) e embora todos os esforços sejam feitos para matar ou impedir o crescimento de micro-organismos no hospital, o ambiente hospitalar é um importante reservatório para uma variedade de patógenos que apresentam um risco intenso para os pacientes hospitalizados. O presente trabalho teve como objetivo avaliar a população bacteriana presente no interior do corpo das torneiras de uma unidade de terapia intensiva (UTI) de um hospital no município de Volta Redonda, RJ. As amostras foram coletadas em 12 torneiras de UTI e após isoladas, as colônias foram identificadas e submetidas ao teste de susceptibilidade aos antimicrobianos pelo sistema Vitek 2 (BioMérieux ®). Oito torneiras apresentaram crescimento bacteriano, sendo que em três delas, houve predomínio da espécie Enterococcus durans.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

20-05-2013

Como Citar

CORRÊA, Tayane Cristine; PEREIRA, Carlos Alberto Sanches; DUARTE, Hellen Avelar; LOURENÇO, Ester Albuquerque; RIBEIRO, Gabriel José; DA SILVA, Leoni Ferreira; MEDEIROS, Jessica Rizkalla Correa; DE SOUZA, Nathália Cristinne Pereira. Avaliação da população microbiana presente no interior do corpo das torneiras de uma UTI em um Hospital no município de Volta Redonda. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 8, n. 1 (Esp.), p. 17–21, 2013. DOI: 10.47385/cadunifoa.v8.n1 (Esp.).2. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/2. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Ciências Biológicas e da Saúde

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)