Design e cerveja: desenvolvimento de linha de embalagem para cervejaria artesanal

Autores

  • C. A. Fernandes UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda
  • J. Mattos UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n1%20Esp.2129

Palavras-chave:

cerveja artesanal, design, embalagem

Resumo

O consumo de cerveja é uma atividade presente no cotidiano do brasileiro. As rodas de amigos, o futebol e a imagem de mulheres exuberantes são alguns dos conceitos explorados pela mídia para promover o consumo desse produto. No entanto, a cerveja artesanal está inserida em um contexto social diferente das cervejas de massa e vem crescendo gradativamente. O design, como projeto, visa a compreensão desse cenário mercadológico a fim de propor soluções que atendam aos requisitos dos consumidores, aumentando a competitividade. Com a finalidade de inserir a Cervejaria Carneiro no mercado de cervejas artesanais, este trabalho faz uso de uma metodologia voltada para o desenvolvimento de embalagens, adotando conceitos de autores do campo do design de embalagens e da comunicação visual. Em um segundo momento, são utilizados mecanismos de pesquisa com os consumidores e entre as marcas concorrentes para, enfim, se projetar soluções adequadas ao recipiente, à marca corporativa e à rotulagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-10-30

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)