Design e cerveja: desenvolvimento de linha de embalagem para cervejaria artesanal

Autores

  • C. A. Fernandes UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda
  • J. Mattos UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n1%20Esp.2129

Palavras-chave:

cerveja artesanal, design, embalagem

Resumo

O consumo de cerveja é uma atividade presente no cotidiano do brasileiro. As rodas de amigos, o futebol e a imagem de mulheres exuberantes são alguns dos conceitos explorados pela mídia para promover o consumo desse produto. No entanto, a cerveja artesanal está inserida em um contexto social diferente das cervejas de massa e vem crescendo gradativamente. O design, como projeto, visa a compreensão desse cenário mercadológico a fim de propor soluções que atendam aos requisitos dos consumidores, aumentando a competitividade. Com a finalidade de inserir a Cervejaria Carneiro no mercado de cervejas artesanais, este trabalho faz uso de uma metodologia voltada para o desenvolvimento de embalagens, adotando conceitos de autores do campo do design de embalagens e da comunicação visual. Em um segundo momento, são utilizados mecanismos de pesquisa com os consumidores e entre as marcas concorrentes para, enfim, se projetar soluções adequadas ao recipiente, à marca corporativa e à rotulagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

30-10-2012

Como Citar

FERNANDES, C. A.; MATTOS, J. Design e cerveja: desenvolvimento de linha de embalagem para cervejaria artesanal. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 7, n. 1 Esp, p. 312, 2012. DOI: 10.47385/cadunifoa.v7.n1 Esp.2129. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/2129. Acesso em: 21 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)