Técnicas computacionais no desenvolvimento de um carro compacto

Autores

  • O. A. G. Siqueira UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda
  • L. Fernandes UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda
  • D. R. Mota UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda
  • A. J. S. A. Leal UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda
  • A. L. S. Oliveira UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda
  • C. A. Fernandes UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n1%20Esp.2187

Palavras-chave:

modelagem, arquivo 3D, software

Resumo

O presente estudo se baseia na teoria sobre ensino em Design de Gui Bonsiepe, que se refere à prática em Cursos Superiores como “fazer experiências”. Contudo, Alvaro Guillermo comenta que isso não afirma que com a prática não se possa produzir novos conhecimentos, mas alerta a necessidade de registrar e teorizar. Guillermo ainda corrobora explicitando que os cursos de Design do Brasil têm se dedicado a preservar, como função principal, a transmissão das técnicas comprovadas pela prática. Sendo esse, apontado como o principal argumento que pretende abordar os métodos de modelagem - processo de elaboração em 3D e rendering, para demonstração de um carro ecológico e elétrico que está sendo criado em parceria entre o Curso de Design do UniFOA e o Eng. Fabiano Lombardi. Para o desenvolvimento desse estudo virtual foram estudadas diversas adequações virtuais para comportar o desenho do projeto, tornando possível a utilização de um maquinário que, de maneira física, consolidará o modelo em escala real. Os resultados foram apresentados em arquivo 3D, formatos de vídeo, imagens e palestras. A análise foi realizada através das necessidades dos interlocutores formando um partido adotado. O objetivo é facilitar o entendimento e compreensão do cliente na visualização do produto e a manipulação para a confecção na máquina que trabalha com arquivos nesse formato para fazer o mockup. Muito mais do que isso, o ensaio que se segue, promete relatar a experiência imagética, usando recursos computacionais como demonstração de resultados práticos, pois, como afirma Gui Bonsiepe, “o futuro é o espaço do Design.”

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Publicado

2012-10-30

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