Elaboração de material didático digital para o ensino de ciências na EJA – Educação de Jovens e Adultos

Autores

  • C. R. Agostini-Oliveira UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda
  • F. Aguiar-Alves UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n1%20Esp.2214

Palavras-chave:

ensino de ciências, material didático digital, Educação de Jovens e Adultos

Resumo

Conforme a Resolução CNE/CEB/1/2000, a modalidade EJA tem identidade própria e deverá considerar “as situações, os perfis e as faixas etárias dos estudantes” [...] “e se pautará pelos princípios de equidade, diferença e proporcionalidade na apropriação e contextualização das diretrizes curriculares nacionais e na proposição de um modelo pedagógico próprio”. Sabe-se que grande parte dos alunos de EJA é composta de adultos que, na maioria das vezes, concebem a natureza como algo imutável; concepção que vai de encontro às características dinâmicas e inter-relacionais dos ecossistemas. Isto exige que se propicie a esses alunos, a possibilidade de construção da compreensão das relações entre todos os seres vivos (incluindo a si mesmo) e destes com os demais componentes da natureza, conforme descrito no Caderno Ciências Naturais na EJA (MEC, 2002). Pretende-se nesta pesquisa, desenvolver material didático digital para o ensino das Ciências Naturais na EJA. Acredita-se que, associar as concepções atuais para o Ensino de Ciências aos recursos tecnológicos de comunicação disponíveis nos dias de hoje, conhecidos como TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação) pode constituir um projeto de elaboração de um objeto de aprendizagem (learning object), de construção coletiva. Podemos considerar que tais objetos apresentam grandes possibilidades de aplicações na área educacional, possibilitando, por meio deles, apresentar tanto conteúdos multimídia interativos como provocar a intermediação entre aluno e professor, ou entre aluno e aluno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-10-30

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)