Design gráfico sob critérios do ecodesign: projeto de desenvolvimento de produto gráfico visando a redução de impactos ambientais

Autores

  • R. Pereira FATEA- Faculdades Integradas Teresa D´Ávila, Lorena, SP

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v6.n2%20Esp.2315

Palavras-chave:

design gráfico, sustentabilidade, impacto ambiental, indústria gráfica

Resumo

O presente estudo, motivado como parte integrante da graduação em Design Gráfico, investiga as contribuições desta profissão para o desenvolvimento sustentável. O Designer, gestor de projetos e serviços, na execução de um ‘produto gráfico’ deve considerar as diversas condições que possam induzir fatores negativos ao meio ambiente. Em observação a inclusão da sustentabilidade na indústria gráfica, o presente projeto tem como objetivo apresentar recomendações de como desenvolver um produto gráfico gerando menor impacto ambiental. A metodologia se baseará em cinco momentos que se complementam: Tabela de Sustentabilidade/Scorecard proposta por Dougherty (2011): i) avaliação qualitativa e quantitativa dos processos de produção gráfica e dos custos ambientais envolvidos neste contexto; ii) Surveygizmo: plataforma empregada para aplicação de questionários on-line que permitem enviar e colher respostas prontamente tabuladas; iii) Guia Técnico Ambiental da Indústria Gráfica: identifica os processos gráficos e seus processos produtivos; iv) ISO/ABNT: normas classificatórias dos resíduos oriundos dos processos offset; v)Análise do Ciclo de Vida do produto: permite avaliar as etapas. Desta forma, pretende-se que os resultados permitam ao designer, recomendar ações técnicas viáveis ao desenvolvimento de produtos gráficos, conduzindo a um menor impacto ambiental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

17-08-2018

Como Citar

PEREIRA, R. Design gráfico sob critérios do ecodesign: projeto de desenvolvimento de produto gráfico visando a redução de impactos ambientais. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 6, n. 2esp, p. 68, 2018. DOI: 10.47385/cadunifoa.v6.n2 Esp.2315. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/2315. Acesso em: 26 abr. 2024.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.