Influência do aumento da força de aderência em ajustes prensados, em função do tempo, em fraturas de engrenagens de aço ABNT 4340

Autores

  • C. L. A. Martins UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda
  • E. A. Raimundo UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda
  • R. B. Ribeiro UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v6.n2%20Esp.2341

Palavras-chave:

ABNT 4340, força de aderência, encruamento, fluência

Resumo

Recebe o nome de ajuste com interferência aquele onde a dimensão máxima do furo é sempre maior ou, em caso extremo, igual à dimensão mínima do eixo; sendo que a montagem pode ser obtida por dois métodos diferentes: pela anulação da interferência por dilatação térmica ou por meio de um esforço externo no sentido longitudinal, obtido por prensa. Este tipo de ajuste é muito utilizado em conjuntos de transmissão de potência que utilizam engrenagens. Entretanto, para que a transmissão de potência aconteça é necessário que estas peças estejam solidárias aos eixos por intermédio de chavetas, de chavetas e interferência ou somente pela interferência entre o eixo e o furo interno da peça externa. Quanto maior for a interferência, ou seja, quanto maior for a diferença (negativa) entre o diâmetro do furo e o diâmetro do eixo, maior será a força de aderência entre as peças do conjunto. Considerando que os conjuntos mecânicos, após montados, são armazenados até a sua instalação nos respectivos equipamentos, por um período que pode variar de poucos dias até vários meses; e que inúmeros autores afirmam que a força de aderência, em uma união prensada, aumenta em função do tempo decorrido após montagem, neste estudo iremos expor sobre como os fenômenos de “encruamento” e de “fluência” contribuem para o aumento da força de aderência de conjuntos prensados e como a força de aderência pode contribuir para a ocorrência de fraturas em engrenagens. Para tornar o estudo representativo e útil para a área de projetos mecânicos, especificamos aços muito utilizados na indústria: roda em ABNT 4340 (como fornecido) e eixo em ABNT 1045.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

17-08-2018

Como Citar

MARTINS, C. L. A.; RAIMUNDO, E. A.; RIBEIRO, R. B. Influência do aumento da força de aderência em ajustes prensados, em função do tempo, em fraturas de engrenagens de aço ABNT 4340. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 6, n. 2esp, p. 94, 2018. DOI: 10.47385/cadunifoa.v6.n2 Esp.2341. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/2341. Acesso em: 24 abr. 2024.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)