Inventário de emissões de poluentes atmosféricos gerados por fontes móveis no campus três poços do UniFOA em Volta Redonda

Autores

  • V. A. Ferreira UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda
  • M. V. F. Araújo UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v6.n2%20Esp.2345

Palavras-chave:

inventário, emissões, monitoramento, qualidade ambiental

Resumo

O campus do UniFOA, em Volta Redonda, está localizado numa área próximo ao centro urbano e recebe influência principalmente das fontes veiculares, além das fontes industriais da região. Pode-se destacar, que as emissões dos veículos que circulam diariamente no campus influenciam de forma direta a qualidade do ar respirado dentro do campus. O inventário de emissões têm sido, junto com o monitoramento, os instrumentos mais utilizados na gestão da qualidade do ar. O objetivo do inventário é fornecer uma estimativa quantitativa e qualitativa das emissões de veículos leves, movidos a gasolina, etanol e a gás natural; a partir das quais se pode desenvolver e gerenciar a eficácia de programas de controle, verificando os efeitos das fontes de poluição na região em estudo. Ele representa um subsídio valioso para a atuação do poder público e da própria sociedade no planejamento, implantação e acompanhamento de políticas voltadas à melhoria da qualidade ambiental e à mitigação das mudanças climáticas. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de campo, a qual foi submetida a autorização pelo comitê de ética em pesquisa em seres humanos – CoEPS do UniFOA, onde 300 pessoas entre alunos, professores, funcionários e demais indivíduos que acessam o campus do UniFOA em Três Poços foram convidados a responder perguntas acerca dos meios e dias de acesso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

17-08-2018

Como Citar

FERREIRA, V. A.; ARAÚJO, M. V. F. Inventário de emissões de poluentes atmosféricos gerados por fontes móveis no campus três poços do UniFOA em Volta Redonda. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 6, n. 2esp, p. 98, 2018. DOI: 10.47385/cadunifoa.v6.n2 Esp.2345. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/2345. Acesso em: 18 maio. 2024.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.