Material didático-científico: apoio ao diagnóstico e tratamento da desidratação infantil

Autores

  • A. C. Queiroz UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda
  • J. O. R. Neto UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v6.n2%20Esp.2350

Palavras-chave:

desidratação infantil, hidratação, reposição hídrica, água corporal

Resumo

Pacientes pediátricos que cursam com doenças que levam a desidratação, devem ser observados com extremo cuidado, devido as intercorrências que a falta de equilíbrio eletroquímico corpóreo pode ocasionar. A ideia de elaborar um material didático-científico, surgiu da observação da necessidade de um esquema prático que auxilie o profissional médico no diagnóstico e tratamento da criança desidratada. Os dados existentes em artigos e materiais técnicos foram transformadas em conhecimento objetivo, para serem utilizados principalmente em âmbito emergencial. A obtenção de informações provenientes de fontes confiáveis, no pequeno intervalo de tempo existente entre a chegada da criança desidratada para atendimento médico e os procedimentos executados, pode ser definitivo na melhoria e resolução do quadro clínico apresentado. O material didático-científico proposto, apesar de ser um instrumento teórico aparentemente simples, pode se tornar de extrema utilidade no dia-a-dia da clínica médica pediátrica emergencial.

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Publicado

08/17/2018

Como Citar

QUEIROZ, A. C.; NETO, J. O. R. Material didático-científico: apoio ao diagnóstico e tratamento da desidratação infantil. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 6, n. 2 Esp, p. 103, 2018. DOI: 10.47385/cadunifoa.v6.n2 Esp.2350. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/2350. Acesso em: 25 jun. 2022.