O olhar do enfermeiro sobre as dificuldades enfrentadas pelos familiares de pacientes fora de possibilidades terapêuticas

Autores

  • M. S. Pereira UniFOA - Centro Universitário de Volta Redonda
  • M. D. de Faria UniFOA - Centro Universitário de Volta Redonda

Resumo

Uma definição ampla de cuidados paliativos é oferecer um “cuidado total ativo” d pacientes e seus familiares por onde a atuação de profissionais capacitados é um requisit muito importante,entre eles destacando-se o papel o enfermeiro,quando a doença d paciente já não responde ao tratamento terapêutico e a expectativa de vida é curt portanto os cuidados paliativos têm a finalidade de integrar o aspecto físico, emociona social e espiritual. Este estudo irá relatar as dificuldades enfrentadas por familiares,a realidade dessa família    no     momento  de dor e sofrimento e a assistência  oferecida Para alcançar o objetivo proposto, optou-se por fazer um estudo quantitativo focado no familiares, através de artigos que descrevam as condições atuais da assistência ao familiares. Costumamos dar valor àquilo que pode ser provado,pois é possível radiografar e medi um tamanho de um coração, mas não é possível medir o grau de tristeza e o sofriment de alguém ao se deparar com uma situação de perda,temos que focar não só e diagnósticos fisiológicos, mas também no que vivenciado por familiares em situações d desequilíbrio emocional perante as situações inevitáveis. Através deste artigo concluímos que é fundamental reconhecer que se trata de u problema de saúde pública que em alguns momentos é negligenciado. È necessário criação de comitês para treinamentos de profissionais de saúde que possam suprir est assistência, fazer uma sistematização de cuidados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

11-02-2019

Como Citar

PEREIRA, M. S.; FARIA, M. D. de. O olhar do enfermeiro sobre as dificuldades enfrentadas pelos familiares de pacientes fora de possibilidades terapêuticas. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 2, n. 1 esp, p. 31, 2019. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/2878. Acesso em: 7 out. 2022.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)