Análise da Viabilidade de implantação da NBR ISO 9001, versão 2015 em uma Instituição de Ensino Superior no Município de Lorena/SP

Autores

  • Luiz Fernando Vargas Malerba Fernandes Centro Universitário Teresa D'Ávila - UNIFATEA
  • André Alves Prado Escola de Engenharia de Lorena - EEL USP Centro Universitário Teresa D'Ávila - UNIFATEA
  • Rosinei Batista Ribeiro

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v15.n42.2935

Palavras-chave:

ISO 9001. Administração. Gestão da qualidade. Padronização de Processos. Ensino Superior.

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo analisar a viabilidade da Certificação ISO 9001, versão 2015 em uma Instituição de Ensino Superior (IES), por meio da padronização de processos, a fim de aumentar a satisfação dos clientes buscando a melhoria contínua dos serviços prestados, proporcionando uma maior organização interna, e reduzindo o tempo nas atividades fins. A metodologia do trabalho engloba os aspectos relacionados com a escolha metodológica aplicada que baseia-se na pesquisa empírica que teve como meta observar as atividades desenvolvidas por setores da instituição de ensino estudada, mapear os fluxos de trabalho e propor por meio do fluxograma de processos, nova forma de prática administrativa baseando-se na implantação do Sistema de Gestão da Qualidade - SGQ no departamento pertencente à IES localizado no município de Lorena-SP. Será realizado a análise de dados obtidos por meio da criação do mapeamento via fluxograma de processos e aplicado o clico PDCA (Planejar, Desenvolver, Checar e Agir) a fim de propor melhoria para o setor. Portanto, observou-se que todo o mapeamento dos processos utilizando o fluxograma, foi importante para a análise e diagnóstico das não conformidades dos processos, além da aplicação do ciclo PDCA que propôs melhoria contínua dos processos administrativas e ações corretivas para as atividades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Fernando Vargas Malerba Fernandes, Centro Universitário Teresa D'Ávila - UNIFATEA

Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Design, Tecnologia e Inovação (PPG-DTI) - UNIFATEA; Graduado em Administração pelo Centro Universitário Teresa D'Ávila (UNIFATEA) - Rede Salesiana de Ensino, Pós-graduando em Educação do Ensino Superior - FAVENI, Membro do Conselho Universitário - CONSU - UNIFATEA, experiência na área de Aviação Militar- Exército Brasileiro, experiência na área de administração e biblioteca - Exército Brasileiro, trabalho voluntario realizado no ano de 2012 em uma obra social (CEMARI), Bolsista de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) - cota 2013 - 2015, professor da FATI (faculdade da terceira idade) - UNIFATEA no ano de 2015. Assessor da Reitoria e Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão - UNIFATEA

André Alves Prado, Escola de Engenharia de Lorena - EEL USP Centro Universitário Teresa D'Ávila - UNIFATEA

Mestre em Educação com Menção em Gestão Educativa pela Universidad Politécnica Salesiana Ecuador (UPS), especialização em Engenharia da Qualidade (EEL USP), graduado em Administração de Empresas pela Organização Guará de Ensino (OGE) e Habilitação Plena em Processamento de Dados pelo Instituto Santa Teresa (IST). Desenvolve as atividades principais na Escola de Engenharia de Lorena da Universidade de São Paulo coordenando os Laboratórios de Computação através dos Serviços de Apoio e Infraestrutura Acadêmica e concedendo suporte de Tecnologia de Informação ao Departamento de Biotecnologia da mesma universidade. Docente no Cotel EEL USP (desde 1998) e no Programa promovido pela Pró-reitoria de Cultura e Extensão Universitária promovido pela USP de São Paulo. Professor convidado para ministrar aulas na Pós-graduação de Gestão Estratégica de Pessoas e MBA de Comunicação, Marketing e Mídias Digitais da Funvic Soluções (2013). Professor de pós-graduação no curso de MBA de Gestão de Recursos Humanos, da pós-graduação em Tecnologia da Informação, da graduação em Administração de Empresas tendo desenvolvido atividades como membro do Núcleo Docente Estruturante do Centro Universitário Teresa D´Ávila (Unifatea). Docente da pós-graduação em Gestão de Veículos da Comunicação da Faculdade Canção Nova, do curso superior de Administração de Empresas, atuou como professor do curso de Jornalismo, como membro do Núcleo Docente Estruturante e Coordenador da Comissão de Alunos da Faculdade Canção Nova (CAFCN).

Rosinei Batista Ribeiro

Pós Doutorando no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) na área de corrosão em aços aeronáuticos no Instituto de Estudos Avançados - IEAv, Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial - DCTA - 2018-2020. Pós-Doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Guaratinguetá - FEG-UNESP (2011-2014). Doutorado em Engenharia Mecânica pela UNESP- FEG (2004). Coordenador Institucional das Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica do CNPq - PIBIC, PIBITI e PIBIC-EM - UNIFATEA. Docente Permanente no Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Design, Tecnologia e Inovação - PPG-DTI e líder do Grupo de Pesquisa - DGP - CNPq "Projeto de Produto e Tecnologias Sociais.

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS – ABNT. NBR ISO 9001:2008: sistemas de gestão da qualidade - requisitos. Rio de Janeiro: 2008.21 p.

CARPINETTI, L. C. R. Gestão da qualidade: conceitos e técnicas. São Paulo: Atlas, 2010.

DATZ, D.; MELO, A. C. S.; FERNANDES, E. Mapeamento de processos como instrumento de apoio à implementação do custeio baseado em atividades nas organizações. XXIV Encontro Nac. de Eng. de Produção - Florianópolis, SC, Brasil, 03 a 05 de nov de 2004

ESPERANÇA, R. M.; FERNANDES, L F. V. M.; RIBEIRO, R. B. Análise Comparativa dos Requisitos da Norma ISO 9001:2008 com a DIS ISO 9001:2015. Revista de Administração do UNIFATEA – RAF, vol. 11, nº 11, p.84-95, 2015.

FERNANDES, L F. V. M.; OLIVEIRA, W. Caderno de Processos Administrativos do Centro Universitário Teresa D’Ávila. Edição 01. Editora UNIFATEA. Lorena, São Paulo, 2017.

GONZALEZ, R. V. D.; MARTINS, M. F. Melhoria contínua no ambiente ISO 9001:2000: estudo de caso em duas empresas do setor automobilístico. Produção, v. 17, n. 3, p. 592-603, 2007.

JUNIOR, C. C. M. F. Aplicação da Ferramenta da Qualidade (Diagrama de Ishikawa) e do PDCA no Desenvolvimento de Pesquisa para a reutilização dos Resíduos Sólidos de Coco Verde. INGEPRO – Inovação, Gestão e Produção. 2010.

LIMA, A. C. C.; CAVALCANTI, A. A.; PONTE, V. Da onda da gestão da qualidade a uma filosofia da qualidade da gestão: balanced scorecard promovendo mudanças. Revista Contabilidade & Finanças - USP, São Paulo, Edição Especial, p. 79 - 94, 30 junho 2004.

OLIVEIRA, L. R de.; CORRÊA, R. M. R.; PEREIRA, W. A. A. As Organizações Educacionais e a ISO 9001, conforme a Norma Brasileira ABNT NBR 15419 (Sistemas de Gestão da Qualidade). CRB-8 Digital, São Paulo, v. 3, n. 2, p. 3-17, dez. 2010.

PINHO, A. F de.; LEAL, F.; MONTEVECHI, J. A. B.; ALMEIDA, D. A de. Combinação entre as técnicas de fluxograma e mapa de processo no mapeamento de um processo produtivo. XXVII Encontro Nacional de Engenharia de Produção. Foz do Iguaçu, PR, Brasil, 09 a 11 de outubro de 2007.

PILZ, D. M.; DOCKHORN, B. S.; GARLET, E.; POLACINSKI, E. Ferramentas da qualidade: uma aplicação em uma IES para desenvolvimento de artigos científicos. SIEF – Semana Internacional das Engenharias da FAHOR, 2011.

REIS, J. A. F dos.; MARTINS, R. R. da R.; GAIO, J. G.; LOHMANN, L. M. Estrutura do ensino superior brasileiro: um diagnóstico estratégico societário. REBRAE. Revista Brasileira de Estratégia, Curitiba, v. 7, n. 1, p. 88-99, jan./mar. 2014.

SILVEIRA, Jaqueline da. Implementação da ISO 9001 como estratégia de melhoria das operações e dos resultados econômicos: um estudo de caso em uma metalúrgica. 2013. 141 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Administração, Unisc, Santa Cruz do Sul, 2013.

SOARES, Antônio Augusto dos Santos. Gestão da Qualidade: Os desafios para os modelos de Regulação e Avaliação no Brasil e em Portugal. Tese de doutorado em Gestão. Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro – UTAD. Vila real: [s.n.], 2016.

UECKER, Adriane Diemer. Produção mais limpa em um frigorífico de aves: aplicação da ferramenta SWOT. Dissertação de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia da Produção. Universidade Federal de Santa Maria, Santa Catarina/RS, 2013.

VASCONCELOS, D. S. C de.; SOUTO, M. do S. M. L.; GOMES, M. de L. B.; MESQUITA, A. M. A utilização das ferramentas da qualidade como suporte a melhoria do processo de produção - estudo de caso na indústria têxtil. XXIX Encontro Nacional De Engenharia De Produção, Salvador, BA, Brasil, 06 a 09 de outubro de 2009.

Prefeitura Municipal de Lorena. Disponível em: <http://www.lorena.sp.gov.br/wordpress/index.php/historia-lorena/>. Acessado em: 14/06/2017

EMPLASA, Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano S/A. Disponível em: <https://www.emplasa.sp.gov.br>. Acessado em: 04/11/2017.

IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Disponível em: <https://cidades.ibge.gov.br/v4/brasil/sp/lorena/panorama>. Acessado em: 14/06/2017

INMETRO, Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia. Disponível em: http://certifiq.inmetro.gov.br/Consulta/CertificacoesValidasConcedidas. Acessado em: 28/07/2017.

Downloads

Publicado

24-04-2020

Como Citar

MALERBA FERNANDES, Luiz Fernando Vargas; PRADO, André Alves; RIBEIRO, Rosinei Batista. Análise da Viabilidade de implantação da NBR ISO 9001, versão 2015 em uma Instituição de Ensino Superior no Município de Lorena/SP. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 15, n. 42, 2020. DOI: 10.47385/cadunifoa.v15.n42.2935. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/2935. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Ciências Sociais Aplicadas e Humanas

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)