v. 15 n. 42 (2020): Cadernos UniFOA

Tecnologia e Engenharias

  • A sala de aula invertida e a problematização aplicadas ao ensino da Física II: Um estudo de caso no Curso de Graduação em Engenharia Civil do UniFOA no período letivo de 2017.1

    Izabel de Oliveira da Mota
    DOI: https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v15.n42.3007
  • Análise da microestrutura e propriedade de dureza do aço SAE 1045 tratado termicamente por têmpera em diferentes meios de resfriamento

    Lucas Rafael Carneiro da Silva, Caio Carvalho Coêlho, Miquéias Sousa Silva, Edivaldo Feitosa Pereira Filho
    DOI: https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v15.n42.3037
  • Avaliação dos efeitos da adição de trub na fermentação de uma cerveja do tipo Pilsen

    Sávio de Meneses Leite Asevedo, Camilla Rocha de Oliveira Fontoura, Lígia Marcondes Rodrigues dos Santos
    DOI: https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v15.n42.3085
  • Qualidade do leite cru refrigerado destinado a beneficiamento na cidade de Volta Redonda-RJ e região

    Thaís Rodrigues Ferreira, Denise Celeste Godoy de Andrade Rodrigues
    DOI: https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v15.n42.2944
  • Uso da integração entre Arduino e Matlab no ensino de robótica para engenharias

    Atan de Assumção Cardoso, Adauto Martins de Assis
    DOI: https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v15.n42.3025

Ciências Sociais Aplicadas e Humanas

  • Análise da Viabilidade de implantação da NBR ISO 9001, versão 2015 em uma Instituição de Ensino Superior no Município de Lorena/SP

    Luiz Fernando Vargas Malerba Fernandes, André Alves Prado, Rosinei Batista Ribeiro
    DOI: https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v15.n42.2935
  • Educação matemática e educação ambiental nos anos finais do Ensino Fundamental: relações possíveis no cotidiano escolar

    Flavio Pereira de Jesus, Elcione Ramos da Conceição, Lilian Pittol Firme de Oliveira
    DOI: https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v15.n42.3249
  • Fatores de risco para comportamentos autolesivos em adolescentes escolares

    Joyce Lopes Macedo, Amanda Suellenn da Silva Santos Oliveira, Erica Rodrigues Reis, Magnólia de Jesus Sousa Magalhães Assunção
    DOI: https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v15.n42.2952
  • O currículo escolar em diálogo com a inclusão da pessoa com deficiência: por uma pedagogia das diferenças

    Glhevysson dos Santos Barros, Caroline Delfino dos Santos
    DOI: https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v15.n42.2964
  • Pensamento Matemático-Computacional

    Christian James de Castro Bussmann, Angela Marta Pereira das Dores Savioli
    DOI: https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v15.n42.3035

Ciências Biológicas e da Saúde

  • Análise in vitro da precisão dimensional do seccionamento e reunião da ferulização de transferentes de moldagem em implantodontia com resina acrílica Dencrilay Pattern

    Sérgio Roberto Montoro, Sergio Barbosa Ribeiro, Cláudio Luís Melo Silva
    DOI: https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v15.n42.2955
  • Aspectos epidemiológicos da mortalidade infantil no município de Santarém-PA: uma abordagem retrospectiva

    Sheyla Mara Silva de Oliveira, Franciane de Paula Fernandes, Daniel Teixeira Oliveira, João Vitor Ferreira Walfredo, Francileno Sousa Rêgo
    DOI: https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v15.n42.3170
  • Morcegos como tema gerador para o ensino de ciências e educação ambiental nas escolas de ensino básico: uma abordagem cienciométrica

    Andrew Vinícius Cristaldo da Silva, Fátima Cristina Duarte Ferreira Cunha, Valdênia Rodrigues Fernandes Eleotério
    DOI: https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v15.n42.3014
  • O papel de adipocinas na relação entre obesidade e resistência à insulina: uma revisão integrativa

    Paula Moreira Penna, Margareth Lopes Galvão Saron, Helen Hermana Miranda Hermsdorff
    DOI: https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v15.n42.2926
  • Vivências em um ambiente escolar: significâncias político-pedagógicas de um estágio em atenção primária

    Luiz Eduardo de Almeida, Pedro Aquino Reis de Castro Vitorino, Rebeca Ferreira Elerati, Robert Wilson da Silva Tostes, Sabrina Aparecida de Andrade
    DOI: https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v15.n42.3080