Vivências em um ambiente escolar: significâncias político-pedagógicas de um estágio em atenção primária

Autores

  • Luiz Eduardo de Almeida Mestre em Clínica Odontológica. Professor Adjunto do Departamento de Odontologia Restauradora da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Juiz de Fora. Departamento de Odontologia Restauradora da Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Pedro Aquino Reis de Castro Vitorino Acadêmico do curso de Odontologia da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Juiz de Fora.
  • Rebeca Ferreira Elerati Acadêmica do curso de Odontologia da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Juiz de Fora.
  • Robert Wilson da Silva Tostes Acadêmico do curso de Odontologia da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Juiz de Fora.
  • Sabrina Aparecida de Andrade Acadêmica do curso de Odontologia da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Juiz de Fora.

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v15.n42.3080

Palavras-chave:

Promoção da saúde. Educação em saúde. Estágio clínico. Relações Comunidade-Instituição. Planejamento estratégico.

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar as significâncias político-pedagógicas de vivências experimentadas por estagiários de um curso de Odontologia em um ambiente escolar. Trata-se de um estudo qualitativo transversalmente estruturado sob estratégia narrativo-descritiva e moldado à técnica argumentativa. O Estágio de Clínica Integrada em Atenção Primária foi didaticamente sistematizado em dois períodos: Pré-intervenção e Intervenção. Do primeiro, se desvendaram duas ações: a contextualização dos acadêmicos estagiários e a estruturação, ambientalização e levantamento de necessidades do ambiente de trabalho. Já o segundo foi guiado pela lógica pedagógica do instrumento TPC (Teorizar-Praticar-Criticar), no qual todas as ações programadas seguiram a lógica ativa do planejamento estratégico, ou seja, contextualizadas às realidades do cenário de prática (ambiente escolar). Conclui-se que, das experimentações vivenciadas algumas inferências se destacaram: a efetividade do instrumento TPC no direcionamento dos acadêmicos estagiários no planejamento estratégico de ações de educação em saúde; o reconhecimento do ambiente escolar como território fértil para o desenvolvimento de atividades promotoras de saúde; a importância de se disseminar, em espaços científicos, os aprendizados advindos de experimentações práticas de estágios.

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Publicado

24-04-2020

Como Citar

ALMEIDA, Luiz Eduardo de; VITORINO, Pedro Aquino Reis de Castro; ELERATI, Rebeca Ferreira; TOSTES, Robert Wilson da Silva; DE ANDRADE, Sabrina Aparecida. Vivências em um ambiente escolar: significâncias político-pedagógicas de um estágio em atenção primária. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 15, n. 42, 2020. DOI: 10.47385/cadunifoa.v15.n42.3080. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/3080. Acesso em: 24 dez. 2024.

Edição

Seção

Ciências Biológicas e da Saúde

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