Avaliação do efeito prebiótico da farinha da banana verde (Musa paradisiaca L.) no crescimento populacional de lactobacilos presentes no trato gastrointestinal de Rattus norvegicus

Autores

  • Jéssica Soares Oliveira Centro Universitário de Volta Redonda - UniFoa
  • Carlos Alberto Sanches Pereira

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v8.n21.3

Resumo

A população busca cada vez mais alimentos funcionais. Estes alimentos contendo prebióticos servem para enriquecer a dieta com substâncias capazes de favorecer a microbiota intestinal. Assim, a banana verde foi usada para a suplementação na alimentação de Rattus novergicus, no qual também foi feito a pesagem da ração diariamente e dos animais semanalmente para a análise de conversão alimentar e ganho de peso. Foram utilizados 30 animais divididos em 3 grupos de 10 indivíduos, sendo que no primeiro grupo (controle) foi administrado apenas água e ração, o segundo grupo foi suplementado com um preparado da farinha da casca da banana verde diariamente e o terceiro grupo foi suplementado com um preparado da farinha da polpa da banana verde diariamente. Estes foram avaliados durante 6 semanas, onde de 7 em 7 dias foi feito a coleta das fezes frescas e analisado a quantidade de lactobacilos, buscando assim avaliar sua capacidade prebiótica. Após o término do experimento, não se observou resultados significativos nos animais tratados com farinha da casca e da polpa da banana verde quando comparado ao controle, também não foi evidenciado alterações no aumento da conversão alimentar e mudanças no ganho de peso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

10-04-2013

Como Citar

OLIVEIRA, Jéssica Soares; PEREIRA, Carlos Alberto Sanches. Avaliação do efeito prebiótico da farinha da banana verde (Musa paradisiaca L.) no crescimento populacional de lactobacilos presentes no trato gastrointestinal de Rattus norvegicus. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 8, n. 21, p. 73–79, 2013. DOI: 10.47385/cadunifoa.v8.n21.3. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/3. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Ciências Biológicas e da Saúde

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)