Desigualdade e pobreza na América Latina e Caribe: reflexões para um debate sobre infância e criança

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v15.n44.3363

Palavras-chave:

Desigualdade e pobreza. América Latina e Caribe. Infância e Criança.

Resumo

O tema da desigualdade e pobreza na infância e da criança assume na América Latina e Caribe, nestes últimos anos, uma singularidade na produção de pesquisa científica, nesta região, constituindo-se multidisciplinar, mas com forte avanço, sobretudo nas ciências humanas e sociais. A problemática que gera este artigo é a pergunta: que reflexões podem ser organizadas para um debate sobre as desigualdades sociais e a pobreza da infância e da criança latino-americana e caribenha? Objetiva-se, assim, de maneira geral, a organização de um roteiro de debate sobre o tema, subsidiando a continuidade das pesquisas, tanto em educação, como em sociologia. A metodologia é bibliográfica, em que, a partir da problemática instaurada, buscam-se respostas no interior da literatura sobre o tema, bem como se apontam encaminhamentos e ações. Os resultados: a organização de um roteiro de debates sobre os desafios, diante do tema; inclui-se no roteiro, ainda, algumas propostas de ações de cunho político, de ação universitária e de participação social como, por exemplo, maior investimento financeiro em políticas públicas que já existem ou que precisam ser elaboradas; “cobrança” social pela efetividade da legislação existente voltadas à infância e à criança, mas, também, para a elaboração de novas legislações, por demandas locais.

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Biografia do Autor

Claudionor Renato da Silva, Universidade Federal de Jataí

Pedagogo e licenciado em Pedagogia. Especialista em gestão educacional. Mestre em Educação (ufscar) e doutor em Educação Escolar (UNESP/FCLar). Docente e pesquisador do curso de Pedagogia e do mestrado em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Jataí (Goiás).

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Publicado

17-12-2020

Como Citar

SILVA, Claudionor Renato da. Desigualdade e pobreza na América Latina e Caribe: reflexões para um debate sobre infância e criança. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 15, n. 44, 2020. DOI: 10.47385/cadunifoa.v15.n44.3363. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/3363. Acesso em: 25 dez. 2024.

Edição

Seção

Ciências Sociais Aplicadas e Humanas