O jornalismo em quadrinhos reverberando nuances de um grande acordo nacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v18.n52.3991

Palavras-chave:

Jornalismo em Quadrinhos; Acontecimento; Trajetória; Vera França; Impeachment.

Resumo

Nosso objetivo é discutir a partir do conceito de “acontecimento”, eventos que permearam e ainda circundam o impeachment de Dilma Rousseff, através da reportagem em quadrinhos "Um grande acordo nacional[1]". Pensamos a comunicação como relações sociais dinâmicas e conflitos entre atores e coisas, ir ao encontro delas no campo da experiência cotidiana dos sujeitos, trabalho e mídia. Não temos a intenção de comparar o Jornalismo em Quadrinhos com outros meios de comunicação, mas sim de apontar a existência de outra forma de ver o mundo. Desse modo, pretendemos olhar para o acontecimento por outro ângulo, como ocorrência desencadeadora de sentidos, fazer aparecer sua força hermenêutica capaz de apresentar outros entendimentos. Intervir, acionar, investigar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Júlio César Rocha Conceição, Universidade do Estado de Minas Gerais

Professor da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG - Frutal). Doutorando em Comunicação na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Bolsista FAPEMIG. Pesquisa realizada com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG.

Referências

BRAGA, José Luiz. O que é comunicação? LÍBERO – SP – v. 19, n. 38, p. 15-20, jul./dez. de 2016.

BUCCI, Eugênio. Sobre ética e imprensa. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

FRANÇA, V. R. V.; OLIVEIRA, L. (Orgs.). Acontecimento: reverberações. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.

______. O crime e o trabalho de individuação do acontecimento no espaço midiático. Caleidoscópio, Lisboa, v. 10, p. 59-72, 2011.

______. O acontecimento para além do acontecimento: uma ferramenta heurística. In: FRANÇA, V. R. V.; OLIVEIRA, L. (Orgs.). Acontecimento: reverberações. Belo Horizonte: Autêntica, 2012. p. 39 51.

LOPES, M. I. V. (orga). Epistemologia da comunicação no Brasil: trajetórias autorreflexivas. São Paulo: ECA-USP, 2016.

MOUILLAUD, M. A crítica do acontecimento ou o fato em questão. In: MOUILLAUD, M.; PORTO, S. D. (Orgs.). O jornal: da forma ao sentido. 2. ed. Brasília, DF: Editora da UnB, 2002. p. 49-83.

SAAD, E, TRINDADE, E. e FIGARO, R. Os olhares do Outro sobre as trajetórias e autorreflexões em comunicação. In Epistemologia da comunicação no Brasil: trajetórias autorreflexivas. São Paulo: E A-USP, 2016.

SACCO, Joe. Reportagens. 1 ed. - São Paulo: Quadrinhos na Cia, 2016.

QUÉRÉ, L. A dupla vida do acontecimento: por um realismo pragmatista. In: FRANÇA, V. R. V.; OLIVEIRA, L. (Orgs.). Acontecimento: reverberações. Belo Horizonte: Autêntica, 2012. p. 21-38.

TRAQUINA, Nelson. O que é Jornalismo. Quimera Editores, 2007.

VILALBA, Robson. Notas de um tempo silenciado. Porto Alegre: 8 Graphics, 2015.

______. Um grande acordo nacional. São Paulo: Editora Elefante, 2021.

Downloads

Publicado

05-06-2023

Como Citar

ROCHA CONCEIÇÃO, Júlio César. O jornalismo em quadrinhos reverberando nuances de um grande acordo nacional. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 18, n. 52, 2023. DOI: 10.47385/cadunifoa.v18.n52.3991. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/3991. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Sociais Aplicadas e Humanas

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.