Simulação do ambiente natural na sala de aula: tecnologia como alternativa para o desenvolvimento da percepção ambiental

Autores

  • Raquel Lacerda
  • Maria da Conceição Vinciprova Fonseca

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v11.n31.401

Palavras-chave:

Percepção ambiental. Ensino. Arte. Aplicativo computacional.

Resumo

Dada a relevância dos temas que envolvem a educação ambiental, e a dificuldade de acesso aos parques e santuários ecológicos, especialmente em se tratando de crianças pequenas, o presente estudo teve como objetivo estimular a percepção ambiental em alunos das séries iniciais do ensino fundamental, desenvolvendo, para tal, um aplicativo computacional ─ Simulacron─ contendo imagens e sons da natureza, destinado a simular o ambiente natural na sala de aula. O produto foi testado em uma pesquisa com alunos de quatro turmas do primeiro ano do Ensino Fundamental, que participaram de um esquema de aulas diferenciadas em que três turmas tiveram momentos de atividades lúdicas sensório-perceptivas em ambiente natural e/ou simulada na sala de aula, e uma turma não teve acesso a qualquer ação. Em uma segunda etapa, os alunos das quatro turmas produziram, na aula de Artes, desenhos tendo como tema o Meio Ambiente, que constituíram o corpus para a análise, feita segundo Pedrini e Reigota. Os resultados mostraram a eficácia do aplicativo, gerando resultados na mesma ordem de grandeza daqueles obtidos com atividades in loco e superiores aos resultados da turma que não participou de qualquer ação.

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Publicado

10-08-2016

Como Citar

LACERDA, Raquel; FONSECA, Maria da Conceição Vinciprova. Simulação do ambiente natural na sala de aula: tecnologia como alternativa para o desenvolvimento da percepção ambiental. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 11, n. 31, p. 87–100, 2016. DOI: 10.47385/cadunifoa.v11.n31.401. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/401. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Sociais Aplicadas e Humanas

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