A utilização do WMS como potencializador dos processos de armazenagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v18.n52.4338

Palavras-chave:

Logística, WMS, Armazenagem

Resumo

A logística sempre foi uma peça básica para as empresas. Com a globalização e fácil acesso a recursos tecnológicos, ela se desenvolveu e ampliou as oportunidades para os seus processos, refletindo em um aperfeiçoamento em gerenciamento e gestão das organizações. Assim, a utilização do Warehouse Management System (WMS) tem ganhado destaque nas empresas, trazendo consigo um avanço tecnológico de forma eficaz, visando o auxílio nos processos. Portanto, a presente pesquisa tem por objetivo principal avaliar o WMS como um facilitador fundamental e indispensável para potencialização dos processos de armazenagem. Procurando-se estreitar o campo em estudo, fez-se a escolha da empresa A2B Logística, onde foram apurados os pontos ressaltados na pesquisa, em um modelo real. A metodologia utilizada para formulação da base desta pesquisa foi descritiva e exploratória com caráter qualitativo, na busca de total transparência das informações levantadas. O estudo demonstrou que a estratégia utilizada no nascimento da empresa, foi a inclusão de um WMS próprio, sistema adaptável e exclusivo.  Além disso todos os indícios apontados consolidaram que essa estratégia surtiu o efeito planejado estrategicamente para a empresa, se tornando um diferencial competitivo, refletindo em maior eficiência dos processos. Sendo assim, reafirma-se o quanto o WMS vem se tornando uma ferramenta indispensável para maximizar e trazer melhorias significativas nos processos de armazenagem, impactando positivamente no crescimento das empresas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Eduardo Teobaldo Alves, Centro Universitário de Volta Redonda, UniFOA

Engenheiro Civil e de Segurança do Trabalho, e possui Mestrado em Sistemas de Gestão pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente, além de exercer sua profissão de Engenheiro no Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Volta Redonda como Assessor de controle de energia e perdas, é Professor Universitário, atuando em cursos de Graduação e Pós Graduação do Centro Universitário de Volta Redonda (UNIFOA).

Referências

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1994.

MINAYO, M. C. S. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 1993.

PAURA, G. L. Fundamentos da Logística. Curitiba: Instituto Federal Paraná, 2011.

PRODANOV, C.C; FREITAS, E.C. Metodologia do Trabalho Científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico. 2. Ed. Feevale. Rio Grande do Sul, 2013.

TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

Downloads

Publicado

09-06-2023

Como Citar

DA SILVA, Lucimeire; ALVES TEIXEIRA, Micaelle; TEOBALDO ALVES, Carlos Eduardo. A utilização do WMS como potencializador dos processos de armazenagem. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 18, n. 52, 2023. DOI: 10.47385/cadunifoa.v18.n52.4338. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/4338. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Sociais Aplicadas e Humanas

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)